CARGAS ESPECIAIS
OBTENÇÃO DE AET
TAXAS E TARIFAS
LEGISLAÇÃO
  - Guia para elaboração do projeto
  - Cargas e veículos que precisam de AET
  - Guia p/ obtenção AET no DNIT
  - Guia p/ obtenção AET no DER/SP
  - Guia p/ obtenção AET na CET/SP
  - Guia p/ obtenção AET no DER/RJ
  - Guia p/ obtenção AET na CET/RJ
  - Guia p/ obtenção AET no DER/MG
  - Guia p/ obtenção AET no DER/ES
  - Guia p/ obtenção AET no DAER/RS
  - Guia p/ obtenção AET no DER/PR
  - Guia para obtenção de AET em SC
  - Como é o preenchimento da AET
  - Demais órgãos que exigem AET
  - Taxas para expedição de AET
  - Tarifas pelo uso da via (TUV, TAP)
  - Tarifas acomp. concessionárias SP
  - Tarifas CET/SP e Concessionárias
  - Tarifas no SAI
  - Taxas de Escolta Policial
  - Tarifas de pedágio
  - Limites p/ inversão de pista no SAI
  - Outros preços (referenciais)
  - Resolução 11/04 do DNIT
  - Portaria 22/10 do DER/SP
  - Portaria 05/82 da CET/SP
  - Instr. Normativa 11/94 DER/PR
  - Instr. Normativa 63/07 DAER/RS
  - Resolução SMTR 1826 - CET/RJ
  - Resolução 210/06
  - Artigo 101 do CTB

AET - Autorização Especial de Trânsito
Conteúdo
SOBRE CARGA EXCEDENTE E AET
  O que é carga indivisível
  O que é carga excedente
  O que é veículo especial
  O que carga indivisível composta
  O que é AET
  Cargas que precisam de AET
  Como é o requerimento da AET
  Preenchimento AET DER/SP
  Preenchimento AET DNIT
  Documentos necessários
  Órgãos que emitem AET
  Prazos para concessão da AET
  Tipos de AET
  Resumo dos requisitos DER/SP
  Resumo dos requisitos DNIT
PESOS E LIMITES LEGAIS
  Pesos Lei da Balança - CONTRAN
  Dimensões regulamentares
  Pesos para cargas especiais
  Pesos permitidos para guindastes
ROTEIRIZAÇÃO
  Como é a Roteirização
  Condição das rodovias por UF
  Rodovias Concessionadas - pedágio
  Condição das rodovias federais
  Principais ligações
  Rodovias com Pesagem
  Postos da PRF
  Polícias Rodoviárias Estaduais
  Rodovias Federais Delegadas
  Rodovias com Restrição
  PNV ACRE 2013
  MAPA ACRE
  PNV ALAGOAS 2013
  MAPA ALAGOAS
  PNV AMAPÁ 2013
  MAPA AMAPÁ
  PNV AMAZONAS 2013
  MAPA AMAZONAS
  PNV BAHIA 2013
  MAPA BAHIA
  PNV CEARÁ 2013
  MAPA CEARÁ
  PNV DISTRITO FEDERAL 2013
  MAPA DF
  PNV ESPÍRITO SANTO 2013
  MAPA ESPIRITO SANTO
  PNV GOIÁS 2013
  MAPA GOIÁS
  PNV MARANHÃO 2013
  MAPA MARANHÃO
  PNV MATO GROSSO 2013
  MAPA MATO GROSSO
  PNV MATO GROSSO DO SUL 2013
  MAPA MATO GROSSO DO SUL
  PNV MINAS GERAIS 2013
  MAPA MINAS GERAIS
  PNV PARÁ 2013
  MAPA PARÁ
  PNV PARAIBA 2013
  MAPA PARAÍBA
  PNV PARANÁ 2013
  MAPA PARANÁ
  PNV PERNAMBUCO 2013
  MAPA PERNAMBUCO
  PNV PIAUÍ 2013
  MAPA PIAUÍ
  PNV RIO DE JANEIRO 2013
  MAPA RIO DE JANEIRO
  PNV RIO GRANDE DO NORTE 2013
  MAPA RIO GRANDE DO NORTE
  PNV RIO GRANDE DO SUL 2013
  MAPA RIO GRANDE DO SUL
  PNV RONDÔNIA 2013
  MAPA RONDONIA
  PNV RORAIMA 2013
  MAPA RORAIMA
  PNV SANTA CATARINA 2013
  MAPA SANTA CATARINA
  PNV SÃO PAULO 2013
  MAPA SÃO PAULO
  PNV SERGIPE 2013
  MAPA SERGIPE
  PNV TOCANTINS 2013
  MAPA TOCANTINS
ESCOLTA
  Tabela de Escolta DNIT/PRF
  Tabela de Escolta DNIT/PRF - Eólica
  Tabela de Escolta DER-SP
  Tabela de Escolta DER-PR
  Tabela de Escolta DAER-RS
  Tabela de Escolta DER-RJ
  Legislação da PRF
  Legislação do DER-SP
LEGISLAÇÃO
  Rodovias Federais
  Rodovias Paulistas
  Vias Municipais de São Paulo
  Rodovias Paranaenses
  Rodovias Gaúchas
  Vias Municipais
OPERAÇÃO
  Concessionárias de energia elétrica
  Acionamento da Escolta Policial
  Programação de travessia
  Placa de Sinalização dos Veículos
  Tolerâncias na fiscalização da AET
  Horários de trânsito
  Trânsito Noturno
  Pesagem de cargas especiais
  Acompanhamento de travessias
  Limites para bloqueio SAI
  Sinalização especial Autoban
  Remoção cancela praça de pedágio
TAXAS E TARIFAS
  Taxas para expedição de AET
  Cálculo da TUV
  Cálculo da TAP
  Cálculo da TAP no SAI
  Tarifa de Concessionárias SP
  Pedágio
VEÍCULOS
  Tipos de Veículos especiais
  Características dos Veíc. especiais
  Como é o Dimensionamento
PROBLEMAS COM FISCALIZAÇÃO
  Placa de sinalização bipartida
  Pára-choque em linha de eixo
  Placa veic. traseira linha de eixos
  Falta de pára-barro
  Carga com 2 ou mais unidades
  Falta de plaqueta tara e lotação
OUTROS TIPOS DE AET's
  AET para Guindastes
  AET para Produtos Siderúrgicos
  AET para Cegonheiras
  AET Contêineres High Cube
  Transporte de Rochas
   Tanques c/ excesso de 5% no PBT
   Veíc. com Dimensões Excedentes
   CVC's - Rodotrem e Treminhão

--Clique na seta abaixo para selecionar fornecedores ou procurar por legislação relacionada ao transporte de cargas excepcionais

  

  

  

  

 

  

  

  

  

Requisitos para obtenção de AET no DNIT

Os requisitos para circulação de veículos de transporte de cargas excedentes e de guindastes nas rodovias federais são estabelecidos pelo DNIT com base nas seguintes legislações:

Artigo 101 do Código de Trânsito Brasileiro

Resolução 210/06 do Contran

Resolução nº 01/16 do DNIT

Acesso ao SIAET - Obtenção de AET Online no DNIT

e mais>>>

Confira no quadro abaixo um resumo dos requisitos exigidos para obtenção de AET e circulação de veículos de transporte de cargas excedentes e de guindastes com base nas legislações citadas acima, assim como os custos decorrentes:

Órgão Responsável DNIT
Contato em Brasília Eng.º Alberto Maluf
Telefone 61-33154081
Endereço SAN Quadra 03 Lote “A” - Edifício Núcleo dos Transportes CEP: 70040-902 - Brasília - DF
Email alberto.maluf@dnit.gov.br
Demais contatos Confira aqui>>>
Obtenção de AET's nas UNIT's Confira aqui>>>
Contato nas UNIT's Confira aqui>>>
Contato nas Concessionárias Federais Confira aqui>>>
Dimensionando o Veículo Confira aqui pesos máximos permitidos
Definindo o Itinerário

. Clique aqui>>> para mapas disponíveis on line

Checando condição das Rodovias Confira aqui>>>
Rodovias com restrição de circulação Confira aqui>>>
Formulário de requerimento de AET Clique aqui para SIAET - Sistema de concessão de AET on line. Confira aqui MANUAL DO USUÁRIO EXTERNO DO SIAET.

Clique aqui para requerimento em papel.

Documentos necessários - Indicação e assinatura de um engenheiro , conforme Art. 23. para conjuntos transportadores com:
  • PBT/PBTC ≥ 100 t
  • Largura ≥ 6,00 m
  • Altura ≥ 5,50 m

- Caso julgue necessário, o DNIT poderá solicitar outros elementos técnicos complementares referentes ao transporte.

Limites acima dos quais é obrigatória a consulta às concessionárias e regionais DNIT
  • comprimento > 30,00m
  • largura > 4,50m
  • altura > 5,30m
  • PBTC > 100,0t
Prazos para resposta das consultas às UNITs As consultas às UNITs deverão ser respondidas no prazo máximo de 03 (três) dias úteis após o pedido de informação, especificando as condições para o transporte em sua circunscrição e apresentando alternativas de percursos quando for o caso em atendimento ao § 2º do Art. 15º
O que fazer quando a UNIT não responde dentro do prazo? Cobrar o respeito § 2º do Art. 15º
Taxas para concessão de AET

R$ 16,54

Tarifa de Uso da Via - TUV

Calcule aqui>>>

Tarifa de Escolta Policial

Confira aqui>>>

Programação da Travessia: para conjuntos com pesos e dimensões acima dos limites ao lado
  • comprimento > 30,00m
  • largura > 4,50m
  • altura > 5,30m
  • PBTC > 100,0t
Quando é exigida Escolta Credenciada

Confira aqui>>>

Quando é exigida Escolta policial

Confira aqui>>>

Acionamento de Escolta Policial Confira relação de postos e delegacias da PRF
Estudo de Viabilidade

O Estudo de Viabilidade Estrutural de acordo com o Art. 9º da Resolução 01/16 do DNIT, será exigido somente quando o PBT do reboque ou semirreboque com a carga for superior a 288t

Horário de Circulação

Do amanhecer ao pôr do Sol, respeitadas as restrições impostas pel PRF por portaria específica

Principais problemas
  • consulta às UNITs e residências;
  • AET permanente
  • Pedidos às UNITs de outros estados
  • 24 hs para compensação do pagamento
  • Exigência da AET apenas pela Internet