CARGAS ESPECIAIS
OBTENÇÃO DE AET
TAXAS E TARIFAS
LEGISLAÇÃO
  - Guia para elaboração do projeto
  - Cargas e veículos que precisam de AET
  - Guia p/ obtenção AET no DNIT
  - Guia p/ obtenção AET no DER/SP
  - Guia p/ obtenção AET na CET/SP
  - Guia p/ obtenção AET no DER/RJ
  - Guia p/ obtenção AET na CET/RJ
  - Guia p/ obtenção AET no DER/MG
  - Guia p/ obtenção AET no DER/ES
  - Guia p/ obtenção AET no DAER/RS
  - Guia p/ obtenção AET no DER/PR
  - Guia para obtenção de AET em SC
  - Como é o preenchimento da AET
  - Demais órgãos que exigem AET
  - Taxas para expedição de AET
  - Tarifas pelo uso da via (TUV, TAP)
  - Tarifas acomp. concessionárias SP
  - Tarifas CET/SP e Concessionárias
  - Tarifas no SAI
  - Taxas de Escolta Policial
  - Tarifas de pedágio
  - Limites p/ inversão de pista no SAI
  - Outros preços (referenciais)
  - Resolução 11/04 do DNIT
  - Portaria 22/10 do DER/SP
  - Portaria 05/82 da CET/SP
  - Instr. Normativa 11/94 DER/PR
  - Instr. Normativa 63/07 DAER/RS
  - Resolução SMTR 1826 - CET/RJ
  - Resolução 210/06
  - Artigo 101 do CTB

AET - Autorização Especial de Trânsito
Conteúdo
SOBRE CARGA EXCEDENTE E AET
  O que é carga indivisível
  O que é carga excedente
  O que é veículo especial
  O que carga indivisível composta
  O que é AET
  Cargas que precisam de AET
  Como é o requerimento da AET
  Preenchimento AET DER/SP
  Preenchimento AET DNIT
  Documentos necessários
  Órgãos que emitem AET
  Prazos para concessão da AET
  Tipos de AET
  Resumo dos requisitos DER/SP
  Resumo dos requisitos DNIT
PESOS E LIMITES LEGAIS
  Pesos Lei da Balança - CONTRAN
  Dimensões regulamentares
  Pesos para cargas especiais
  Pesos permitidos para guindastes
ROTEIRIZAÇÃO
  Como é a Roteirização
  Condição das rodovias por UF
  Rodovias Concessionadas - pedágio
  Condição das rodovias federais
  Principais ligações
  Rodovias com Pesagem
  Postos da PRF
  Polícias Rodoviárias Estaduais
  Rodovias Federais Delegadas
  Rodovias com Restrição
  PNV ACRE 2013
  MAPA ACRE
  PNV ALAGOAS 2013
  MAPA ALAGOAS
  PNV AMAPÁ 2013
  MAPA AMAPÁ
  PNV AMAZONAS 2013
  MAPA AMAZONAS
  PNV BAHIA 2013
  MAPA BAHIA
  PNV CEARÁ 2013
  MAPA CEARÁ
  PNV DISTRITO FEDERAL 2013
  MAPA DF
  PNV ESPÍRITO SANTO 2013
  MAPA ESPIRITO SANTO
  PNV GOIÁS 2013
  MAPA GOIÁS
  PNV MARANHÃO 2013
  MAPA MARANHÃO
  PNV MATO GROSSO 2013
  MAPA MATO GROSSO
  PNV MATO GROSSO DO SUL 2013
  MAPA MATO GROSSO DO SUL
  PNV MINAS GERAIS 2013
  MAPA MINAS GERAIS
  PNV PARÁ 2013
  MAPA PARÁ
  PNV PARAIBA 2013
  MAPA PARAÍBA
  PNV PARANÁ 2013
  MAPA PARANÁ
  PNV PERNAMBUCO 2013
  MAPA PERNAMBUCO
  PNV PIAUÍ 2013
  MAPA PIAUÍ
  PNV RIO DE JANEIRO 2013
  MAPA RIO DE JANEIRO
  PNV RIO GRANDE DO NORTE 2013
  MAPA RIO GRANDE DO NORTE
  PNV RIO GRANDE DO SUL 2013
  MAPA RIO GRANDE DO SUL
  PNV RONDÔNIA 2013
  MAPA RONDONIA
  PNV RORAIMA 2013
  MAPA RORAIMA
  PNV SANTA CATARINA 2013
  MAPA SANTA CATARINA
  PNV SÃO PAULO 2013
  MAPA SÃO PAULO
  PNV SERGIPE 2013
  MAPA SERGIPE
  PNV TOCANTINS 2013
  MAPA TOCANTINS
ESCOLTA
  Tabela de Escolta DNIT/PRF
  Tabela de Escolta DNIT/PRF - Eólica
  Tabela de Escolta DER-SP
  Tabela de Escolta DER-PR
  Tabela de Escolta DAER-RS
  Tabela de Escolta DER-RJ
  Legislação da PRF
  Legislação do DER-SP
LEGISLAÇÃO
  Rodovias Federais
  Rodovias Paulistas
  Vias Municipais de São Paulo
  Rodovias Paranaenses
  Rodovias Gaúchas
  Vias Municipais
OPERAÇÃO
  Concessionárias de energia elétrica
  Acionamento da Escolta Policial
  Programação de travessia
  Placa de Sinalização dos Veículos
  Tolerâncias na fiscalização da AET
  Horários de trânsito
  Trânsito Noturno
  Pesagem de cargas especiais
  Acompanhamento de travessias
  Limites para bloqueio SAI
  Sinalização especial Autoban
  Remoção cancela praça de pedágio
TAXAS E TARIFAS
  Taxas para expedição de AET
  Cálculo da TUV
  Cálculo da TAP
  Cálculo da TAP no SAI
  Tarifa de Concessionárias SP
  Pedágio
VEÍCULOS
  Tipos de Veículos especiais
  Características dos Veíc. especiais
  Como é o Dimensionamento
PROBLEMAS COM FISCALIZAÇÃO
  Placa de sinalização bipartida
  Pára-choque em linha de eixo
  Placa veic. traseira linha de eixos
  Falta de pára-barro
  Carga com 2 ou mais unidades
  Falta de plaqueta tara e lotação
OUTROS TIPOS DE AET's
  AET para Guindastes
  AET para Produtos Siderúrgicos
  AET para Cegonheiras
  AET Contêineres High Cube
  Transporte de Rochas
   Tanques c/ excesso de 5% no PBT
   Veíc. com Dimensões Excedentes
   CVC's - Rodotrem e Treminhão

--Clique na seta abaixo para selecionar fornecedores ou procurar por legislação relacionada ao transporte de cargas excepcionais

  

  

  

  

 

  

  

  

  

Requisitos para obtenção de AET no DER/SP

Os requisitos para circulação de veículos de transporte de cargas excedentes e de guindastes nas rodovias federais são estabelecidos pelo DER com base nas seguintes legislações:
Confira no quadro abaixo um resumo dos requisitos exigidos para obtenção de AET e circulação de veículos de transporte de cargas excedentes e de guindastes com base nas legislações citadas acima, assim como os custos decorrentes:

Órgão Responsável DER/SP
Contato Eng.º Paulo Roberto Nobre
Telefone 11-33111559
Endereço Av. do Estado 777 São Paulo - SP
Email autesp@der.sp.gov.br
Dimensionando o Veículo Confira aqui pesos máximos permitidos
Definindo o Itinerário Clique aqui>>> para mapas disponíveis on line
Rodovias com restrição de circulação Confira aqui>>>
Formulário de requerimento de AET Confira aqui como é o formulário padrão
Documentos necessários Cópia legível do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) de todos os veículos incluídos na solicitação;

Nota Fiscal ou declaração do contratante do transporte em papel timbrado do fabricante, remetente, ou destinatário, informando natureza, características dimensionais e peso de carga, com a indispensável identificação do responsável (nome, cargo e telefone para contato), sendo vedada a apresentação de fax, cópia ou e-mail;

Quando a Nota Fiscal não apresentar as características dimensionais e peso da carga, deverá, obrigatoriamente, ser acompanhada da declaração indicada na alínea “b”;

Croquis com pesos e dimensões do conjunto transportador, devendo para as combinações previstas no subitem 6.12. desta Norma ser assinado pelo Responsável Técnico. Vide exemplo;

Catálogo do fabricante ou Nota Fiscal, quando se tratar de máquina ou equipamento novo;

Declaração do proprietário, quando a carga for constituída de máquina ou equipamento que não na condição anterior;

Procuração, no caso em que a solicitação da AET seja feita pelo representante legal;

Cópia da ART - Anotação de Responsabilidade Técnica para veículo ou combinação de veículos com PBTC acima de 100,0 tf, altura superior a 5,50 m, largura maior que 6,50 m, comprimento maior que 45,00 m, na ocorrência de qualquer uma destas condições.

Cópia da Licença Complementar ou da Autorização de Caráter Ocasional para veículos de empresas estrangeiras transportando cargas objeto desta Norma.

Folha resumo dos documentos exigidos, de acordo com o modelo estabelecido no ANEXO IV.

Estudo de Viabilidade das obras de arte especiais executado por empresa de engenharia cadastrada no DER para conjunto transportador com PBT/PBTC superior a 213,0 tf. Leia mais aqui>>>

Formulário para cadastro de representante Faça download aqui>>>
Regras para requerimento da AET Clique aqui para comunicado oficial
Locais de Requerimento da AET Regionais e residências do DER:

Comprimento: até 23,00 metros

Largura: até 3,00 metros

Altura: até 4,70 metros

PBT/PBTC até 45,00t

Sede:

Demais cargas e guindastes

Prazos para concessão da AET

24 h para pedidos protocolados até as 12h

48 h para pedidos protocolados após 12h

Taxas para concessão de AET

Confira aqui>>>

Tarifa de Adicional de Pedágio - TAP

Calcule aqui>>>

Tarifa de Escolta Policial SP

Confira aqui>>>

Tarifa para acompanhamento por concessionárias Confira aqui>>>
Quando é exigida Escolta Credenciada

Confira aqui>>>

Quando é exigida Escolta Policial

Confira aqui>>>

Acionamento de Escolta Policial Posto policial mais próximo do local de saída da carga
Quando é exigida programação da travessia junto às concessionárias Para conjuntos transportadores com largura acima de 4,50 m; altura acima de 5,00 m e comprimento acima de 35,00 m nas auto-estradas com 3 ou mais faixas e largura acima de 3,50 m; altura acima de 4,70 m e comprimento acima de 25,00 m, nas demais rodovias

Clique aqui para contato concessionárias paulistas

Estudo de Viabilidade

Confira aqui, critérios do DER/SP

Prazo para análise do Estudo de Viabilidade pelas Concessionárias 5 dias
Horário de Circulação

Do amanhecer ao pôr do Sol

Principais problemas