O que é carga indivisível

Carga indivisível, para fins de transporte, é a carga que não pode, sem custos indevidos ou risco de danos, ser dividida em duas ou mais partes para fins de transporte.

Para efeito da legislação que trata do transporte desse tipo de carga é a carga cujo peso e/ou dimensões ultrapassam os limites regulamentares.

Para o DNIT, conforme Resolução Nº 1, de 14 de janeiro de 2016, carga indivisível é a carga unitária com peso e/ou dimensões excedentes aos limites regulamentares, cujo transporte requeira o uso de veículos especiais com lotação (capacidade de carga), dimensões, estrutura, suspensão e direção apropriadas. São exemplos de carga indivisível, entre outras: máquinas, equipamentos, peças, pás eólicas, vagões, transformadores, reatores, guindastes, máquinas de uso industrial, na construção e máquinas agrícolas, estruturas metálicas, silos;    

Para o Departamento de Transportes do Estado de Nova York, uma carga indivisível é qualquer carga ou veículo, cujo pesos e/ou dimensões excedam os limites regulamentares e que, caso dividida em partes menores:

a) Provoque a destruição do valor da carga, isto é, a incapacite para o uso pretendido. Exemplos de cargas indivisíveis: máquinas e equipamentos, transformadores, reatores, guindastes, máquinas de uso na construção;

b) Requeira mais de 8 horas de trabalho para desmonte;

c) Comprometa a performance do veículo/equipamento

Carga indivisível excedente

Para a legislação de trânsito e transporte o conceito de carga indivisível só faz sentido quando a carga excede as dimensões regulamentares ou o seu peso requer o uso de veículos especiais.

O transporte desse tipo de carga requer, geralmente, a utilização de veículos especiais e projeto específico de transporte com base em legislação dos órgãos com jurisdição sobre a via e em respeito as limitações da infraestrutura.

Requer condições especiais de trânsito, quanto à horários, velocidade, sinalização do veículo e da carga, acompanhamento por batedores, e outras medidas específicas de segurança nas estradas, bem como para segurança de propriedade de terceiros e da própria rodovia.

Exemplo de cargas indivisíveis

mmm



TABELAS DE FRETE

Assinantes do Guia tem acesso total as planilhas referenciais atualizadas mensalmente.

GUIA DO TRC

Assinantes do Guia tem acesso total a todos os sites administrados pelo portal Guia do TRC

CARGA DE PROJETO

Assinantes do Carga de Projeto tem acesso total ao conteúdo técnico sobre carga excedente.

PESAGEM DE CARGAS

Assinantes do Pesagem de Cargas tem acesso total ao conteúdo técnico sobre pesagem de cargas.

Quem somos

O Guia do Transportador ou, abreviadamente, GUIADOTRC é um Portal especializado na geração de informação, conteúdo técnico e prestação de serviços, inclusive de consultoria, para as pessoas e empresas que atuam na indústria de transportes e logística.

A produção do extenso e abrangente conteúdo técnico é resultado do trabalho coletivo de um grupo de especialistas atuantes em empresas de transportes, universidades, governo e associações de classe, o que garante a confiabilidade, simplicidade e praticidade na consulta e uso das informações disponibilizadas

Atuamos ainda no desenvolvemos de softwares e através da Central de Custos e Formação de Preços de Transportes fazemos pesquisa de Preço de Insumos, elaboramos Planilhas de Cálculo de Custos Operacionais e Tabelas de Frete, assim como índices para atualização de preço dos serviços de Transporte de Carga e de Passageiros.