CARGAS ESPECIAIS
OBTENÇÃO DE AET
TAXAS E TARIFAS
LEGISLAÇÃO
  - Guia para elaboração do projeto
  - Cargas e veículos que precisam de AET
  - Guia p/ obtenção AET no DNIT
  - Guia p/ obtenção AET no DER/SP
  - Guia p/ obtenção AET na CET/SP
  - Guia p/ obtenção AET no DER/RJ
  - Guia p/ obtenção AET na CET/RJ
  - Guia p/ obtenção AET no DER/MG
  - Guia p/ obtenção AET no DER/ES
  - Guia p/ obtenção AET no DAER/RS
  - Guia p/ obtenção AET no DER/PR
  - Guia para obtenção de AET em SC
  - Como é o preenchimento da AET
  - Demais órgãos que exigem AET
  - Taxas para expedição de AET
  - Tarifas pelo uso da via (TUV, TAP)
  - Tarifas acomp. concessionárias SP
  - Tarifas CET/SP e Concessionárias
  - Tarifas no SAI
  - Taxas de Escolta Policial
  - Tarifas de pedágio
  - Limites p/ inversão de pista no SAI
  - Outros preços (referenciais)
  - Resolução 11/04 do DNIT
  - Portaria 22/10 do DER/SP
  - Portaria 05/82 da CET/SP
  - Instr. Normativa 11/94 DER/PR
  - Instr. Normativa 63/07 DAER/RS
  - Resolução SMTR 1826 - CET/RJ
  - Resolução 210/06
  - Artigo 101 do CTB

AET - Autorização Especial de Trânsito
Conteúdo
SOBRE CARGA EXCEDENTE E AET
  O que é carga indivisível
  O que é carga excedente
  O que é veículo especial
  O que carga indivisível composta
  O que é AET
  Cargas que precisam de AET
  Como é o requerimento da AET
  Preenchimento AET DER/SP
  Preenchimento AET DNIT
  Documentos necessários
  Órgãos que emitem AET
  Prazos para concessão da AET
  Tipos de AET
  Resumo dos requisitos DER/SP
  Resumo dos requisitos DNIT
PESOS E LIMITES LEGAIS
  Pesos Lei da Balança - CONTRAN
  Dimensões regulamentares
  Pesos para cargas especiais
  Pesos permitidos para guindastes
ROTEIRIZAÇÃO
  Como é a Roteirização
  Condição das rodovias por UF
  Rodovias Concessionadas - pedágio
  Condição das rodovias federais
  Principais ligações
  Rodovias com Pesagem
  Postos da PRF
  Polícias Rodoviárias Estaduais
  Rodovias Federais Delegadas
  Rodovias com Restrição
  PNV ACRE 2013
  MAPA ACRE
  PNV ALAGOAS 2013
  MAPA ALAGOAS
  PNV AMAPÁ 2013
  MAPA AMAPÁ
  PNV AMAZONAS 2013
  MAPA AMAZONAS
  PNV BAHIA 2013
  MAPA BAHIA
  PNV CEARÁ 2013
  MAPA CEARÁ
  PNV DISTRITO FEDERAL 2013
  MAPA DF
  PNV ESPÍRITO SANTO 2013
  MAPA ESPIRITO SANTO
  PNV GOIÁS 2013
  MAPA GOIÁS
  PNV MARANHÃO 2013
  MAPA MARANHÃO
  PNV MATO GROSSO 2013
  MAPA MATO GROSSO
  PNV MATO GROSSO DO SUL 2013
  MAPA MATO GROSSO DO SUL
  PNV MINAS GERAIS 2013
  MAPA MINAS GERAIS
  PNV PARÁ 2013
  MAPA PARÁ
  PNV PARAIBA 2013
  MAPA PARAÍBA
  PNV PARANÁ 2013
  MAPA PARANÁ
  PNV PERNAMBUCO 2013
  MAPA PERNAMBUCO
  PNV PIAUÍ 2013
  MAPA PIAUÍ
  PNV RIO DE JANEIRO 2013
  MAPA RIO DE JANEIRO
  PNV RIO GRANDE DO NORTE 2013
  MAPA RIO GRANDE DO NORTE
  PNV RIO GRANDE DO SUL 2013
  MAPA RIO GRANDE DO SUL
  PNV RONDÔNIA 2013
  MAPA RONDONIA
  PNV RORAIMA 2013
  MAPA RORAIMA
  PNV SANTA CATARINA 2013
  MAPA SANTA CATARINA
  PNV SÃO PAULO 2013
  MAPA SÃO PAULO
  PNV SERGIPE 2013
  MAPA SERGIPE
  PNV TOCANTINS 2013
  MAPA TOCANTINS
ESCOLTA
  Tabela de Escolta DNIT/PRF
  Tabela de Escolta DNIT/PRF - Eólica
  Tabela de Escolta DER-SP
  Tabela de Escolta DER-PR
  Tabela de Escolta DAER-RS
  Tabela de Escolta DER-RJ
  Legislação da PRF
  Legislação do DER-SP
LEGISLAÇÃO
  Rodovias Federais
  Rodovias Paulistas
  Vias Municipais de São Paulo
  Rodovias Paranaenses
  Rodovias Gaúchas
  Vias Municipais
OPERAÇÃO
  Concessionárias de energia elétrica
  Acionamento da Escolta Policial
  Programação de travessia
  Placa de Sinalização dos Veículos
  Tolerâncias na fiscalização da AET
  Horários de trânsito
  Trânsito Noturno
  Pesagem de cargas especiais
  Acompanhamento de travessias
  Limites para bloqueio SAI
  Sinalização especial Autoban
  Remoção cancela praça de pedágio
TAXAS E TARIFAS
  Taxas para expedição de AET
  Cálculo da TUV
  Cálculo da TAP
  Cálculo da TAP no SAI
  Tarifa de Concessionárias SP
  Pedágio
VEÍCULOS
  Tipos de Veículos especiais
  Características dos Veíc. especiais
  Como é o Dimensionamento
PROBLEMAS COM FISCALIZAÇÃO
  Placa de sinalização bipartida
  Pára-choque em linha de eixo
  Placa veic. traseira linha de eixos
  Falta de pára-barro
  Carga com 2 ou mais unidades
  Falta de plaqueta tara e lotação
OUTROS TIPOS DE AET's
  AET para Guindastes
  AET para Produtos Siderúrgicos
  AET para Cegonheiras
  AET Contêineres High Cube
  Transporte de Rochas
   Tanques c/ excesso de 5% no PBT
   Veíc. com Dimensões Excedentes
   CVC's - Rodotrem e Treminhão

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O que é um Estudo de Viabilidade



Estudo de Viabilidade é o estudo prévio da capacidade portante das obras de arte especiais (OAE’s) existentes ao longo de determinado itinerário para fins de viabilização ou não da passagem de Conjunto Transportador com PBT acima de determinados limites, dependendo do órgão com jurisdição sobre a via. Deve ser contratado junto à empresa de engenharia, cadastrada no DER.

O Estudo de Viabilidade, também conhecido como Laudo Técnico, Relatório de Viabilidade, etc é composto das seguintes partes:

– Croquis do Conjunto Transportador (responsabilidade do transportador)

É o desenho do Conjunto Transportador com a Carga detalhando a distribuição de pesos por eixo; as distâncias entre eixos; a largura; altura e comprimento do conjunto transportador fornecido pelo contratante do Estudo de Viabilidade, ou seja, pelo transportador. Vide exemplo


– Descrição do Percurso (responsabilidade do transportador)

É a apresentação do itinerário definido para o transporte com a indicação (normalmente pelo transportador) de todas as vias e rodovias que compõem o itinerário especificando origem (o município onde terá início o transporte), Km inicial e final de cada trecho de rodovia, assim como, destino final do transporte (o município de destino do transporte). Vide exemplo aqui.

– Vistoria das Obras de Arte (responsabilidade da consultoria)

É a apresentação do resultado do levantamento das características geométricas (comprimento, largura), estruturais (tipo de estrutura; Trem Tipo de Cálculo) e do estado de conservação (anomalias, integridade) de todas as OAE’s ao longo do percurso indicado para o transporte. Confira aqui como é o relatório da vistoria

– Verificação Estrutural (responsabilidade da consultoria)

É a verificação através da comparação entre os esforços do Trem Tipo Especial (distribuição de peso do conjunto transportador) e os do Trem Tipo de cálculo da capacidade portante das OAE’s de suportarem os pesos a serem transmitidos pelo conjunto transportador. Confira aqui como é o relatório da verificação estrutural

– Conclusão / Recomendações (responsabilidade da consultoria)

É o laudo final com a definição sobre a viabilidade do transporte acompanhado das recomendações e providências a serem executadas durante a operação do transporte, tais como velocidade, posicionamento do veículo com relação ao eixo da estrutura, etc. Vide exemplo

– Laudo de Acompanhamento (responsabilidade da consultoria)

É o relatório que informa como foi a passagem do conjunto transportador sobre as obras de arte especiais durante a execução do transporte, tendo como base o que estava determinado no Estudo de Viabilidade. Vide exemplo

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