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Conteúdo...
CAUSAS DOS ACIDENTES
Problemas na amarração da carga
Problemas na distribuição de peso
Por que os veículos de carga tombam?
O que é efeito "L" ou "Canivete"?
O que é efeito Slosh?
Mitos e manias no transporte de cargas
Excesso de jornada
Efeitos do excesso de peso
COMO EVITAR OS ACIDENTES
Medidas para prevenção do Motorista
Medidas para prevenção da Manutenção
Medidas para prevenção das deficiências da infraestrutura
ESTUDOS, PESQUISAS & ENSAIOS
Artigos

Avaliação da Estabilidade Lateral em Conjuntos de Veículos de Carga

Análise de falhas mecânicas em componentes e veículos de carga.
Ensaio do sistema de freio pneumático de veículos rebocados.
INSPEÇÃO DE VEÍCULOS
Verificação da estabilidade de veículos pesados
Avaliação técnica de projetos de equipamentos de transporte
PERÍCIAS E AVALIAÇÕES
Perícias de engenharia na área mecânica
Reconstituição de acidentes de trânsito
TRÂNSITO E TRANSPORTE
Treinamentos em segurança no transporte
Treinamentos em gestão de frota com foco na “Lei da Balança”
ESTATÍSTICAS
Acidentes com Bitrem
Acidentes com Guindastes
Idade da frota
Idade dos motoristas
NOVAS TECNOLOGIAS
Leia artigo sobre o assunto
FONTE DE DADOS E INFORMAÇÕES

Os dados e informações da seção de gestão da segurança no transporte rodoviário de cargas têm como fonte o trabalho do Eng.º Rubem Melo, foto abaixo.

Rubem Penteado de Melo é Engenheiro Mecânico com pós-graduação em engenharia de produção e mestrado em engenharia mecânica. Foi engenheiro projetista da Bernard Krone do Brasil (fabricante de semi-reboques e da Ford New Holland (fabricante de máquinas agrícolas). Atuou ainda como engenheiro industrial, gerente de produto e atualmente é diretor, responsável pela área da qualidade nos serviços de inspeção de segurança de veículos sinistrados e alterados e inspeção de veículos que transportam produtos perigosos na Transtech Ivesur Brasil Ltda. Foi vencedor do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito de 1996.

contato: rubem@transtech.com.br

Distribuição do peso da carga no conjunto transportador

Por que um veículo transportando a quantidade certa de carga pode levar multa?

1. Por distribuição errada sobre a carreta (carga fracionada) – Excesso de peso por eixo;

2. Problemas na suspensão, calibragem de pneus, etc.

3. Com carretas longas para Cavalo 4x2 (>14,5 m) cujo balanço traseiro está limitado a 3,5 metros, mas para distribuir a carga teria que ser maior. Nesse caso: ou reduz a carga útil ou deixa a carga + “traseira”, para evitar excesso de peso no cavalo (~1.300kg).





Como é feita a distribuição de pesos: carreta para cavalo 4x2



Como é feita a distribuição de pesos: carreta para cavalo 6x2 / 6x4

Cálculo da distribuição da carga na suspensão da carreta da seguinte forma:


Podemos calcular a distribuição da carga na suspensão da carreta da seguinte forma:

Para obter o peso bruto na suspensão, deve-se somar esse resultado ao peso próprio da carreta na suspensão (tara na suspensão).

E por conseqüência a carga no pino-rei como sendo:

Peso no Pino-rei = Peso total da máquina – Peso na suspensão.

Para obter o peso bruto no pino-rei, bastar somar esse resultado ao peso próprio da carreta no pino-rei.

Efeitos do excesso de peso

1. NA CAPACIDADE DE FRENAGEM

- Distância de parada;

- Super-aquecimento do sistema.

2. NA ESTABILIDADE DO VEÍCULO

- Reduz a estabilidade ao tombamento e

compromete a dirigibilidade.

3. NOS DANOS AO PAVIMENTO E PONTES

- Que deixam o “rastro” para outros acidentes

acontecerem.

4. NOS DANOS AO PRÓPRIO VEÍCULO

- Consumo, desgaste de pneus, suspensão, etc.

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