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Perguntas frequentes sobre Lei da Balança, por Rubem de Mello

Cumprir e fazer cumprir a lei da balança é um desafio para todos. O objetivo dessa página, sob responsabilidade do Eng.º Rubem Penteado de Mello, é contribuir com informação e conhecimento que possam resultar em menos transtornos aos operadores de transporte e mais segurança nas nossas rodovias.

Mais dúvidas sobre esse assunto? Pergunte ao Rubem. Clique aqui>>>

17. Quem garante que a balança da rodovia está correta?

18. Por que meu caminhão trucado não passa com 23 toneladas?

19. Tenho visto carreta graneleira com 4 eixos (3 juntos e 1 afastado). Pode isso?

20. E bitrem com carreta Wanderléia (eixos distanciados)? Posso fazer?

21. O meu motorista falou que consegue passar com uns 1000 kg a mais na balança. É verdade?

22. Por que não posso fazer uma carreta com 22 metros de comprimento como a cegonheira e carrega-tudo?

23. Posso comprar um caminhão-trator 6x2 novo para tracionar bitrem de 57 ton. (7 eixos)?

24. Posso instalar um eixo a mais em cada carreta do bitrenzinho e transformá-lo em bitrenzão?

25. E a polêmica dos caminhões com traseira levantada? Podem circular? Interfere no peso dos eixos?

26. Perdi a Plaqueta de Dados Técnicos da minha carreta e a fábrica não existe mais. O que eu faço?

27. Tenho uma carreta Wanderléia que sempre dá excesso no 1º eixo direcional. O que pode ser?

28. A carga a granel se movimenta o tempo todo durante a viagem. Como vamos garantir o peso entre os eixos?

29. Fui multado, mas fiquei retido e tive que passar parte da carga para outro caminhão. Quando isso acontece?

30. Sou embarcador: Qual a solução definitiva para eliminar as multas por excesso de peso que estamos recebendo?

31. Muito temos ouvido falar à respeito de nova regulamentação das multas por excesso de peso, porém há algum movimento consistente e com participação técnica junto aos órgãos regulamentadores para se utilizar apenas o PBT como forma de pesagem e também para autuações?

32. Qual a diferença entre caminhão trucado e caminhão traçado?

Rubem Penteado de Melo é Engenheiro Mecânico com pós-graduação em engenharia de produção e mestrado em engenharia mecânica. Foi engenheiro projetista da Bernard Krone do Brasil (fabricante de semi-reboques e da Ford New Holland (fabricante de máquinas agrícolas). Atuou ainda como engenheiro industrial, gerente de produto e atualmente é diretor, responsável pela área da qualidade nos serviços de inspeção de segurança de veículos sinistrados e alterados e inspeção de veículos que transportam produtos perigosos na Transtech Ivesur Brasil Ltda. Foi vencedor do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito de 1996.

O eng.º Rubem Mello é autor do livro Amarração de Cargas

contato: [email protected]

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