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Perguntas frequentes sobre a Lei da Balança, por Rubem de Mello

Cumprir e fazer cumprir a lei da balança é um desafio para todos. O objetivo dessa página, sob responsabilidade do Eng.º Rubem Penteado de Mello, é contribuir com informação e conhecimento que possam resultar em menos transtornos aos operadores de transporte e mais segurança nas nossas rodovias.

Mais dúvidas sobre esse assunto? Pergunte ao Rubem. Clique aqui>>>

1. Por que a maioria das multas por excesso de peso ocorre no entre-eixo?

2. Por que a maioria das multas nos eixos ocorre no caminhão-trator e não na carreta?

Porque é no trator que aparecerem “pesos extras” como: tanque suplementar, caronas na cabine, etc.

Mas principalmente porque, embora a tolerância seja a mesma para todos os eixos (10% - novo valor da Resolução 489), no trator temos “menos quilos” para errar.

Explico: - Já corrigindo os valores para as novas Regras da Resolução CONTRAN 489/14

Nos 3 eixos da carreta, 10% significam que até um erro de 2.550 quilos passa sem multa (10% de 25.500 kg)

Mas no eixo dianteiro do trator, por exemplo, 10% significam apenas 600 quilos (10% de 6.000 kg). Se errar em um pouco mais de 600 kg já vai levar multa nesse eixo.

3. Por que carretas longas não distribuem a carga e dão excesso no cavalo-mecânico?

4. Carretas com 2 posições de Pino-rei servem para cavalo 4x2 e também 6x2?

5. É verdade que a carga tem que ficar sempre um pouco mais dianteira para o cavalo-mecânico ficar mais firme?

6. Como saber aonde é o Centro de Carga da carreta?

7. É verdade que tem caminhão trucado para 24 toneladas?

8. No documento do meu caminhão trucado consta capacidade 25,6 ton.. Porque não posso usar?

9. Meu caminhão bi-truck (8x2) passa com 30 toneladas?

10. Fui multado por excesso de peso fora da balança? Pode isso?

11. Posso pesar por eixo na minha balança estática?

12. Meu caminhão foi multado no eixo dianteiro, mas está faltando carga na tração. Se deixar a carga mais traseira na carreta resolverá?

13. A balança da minha empresa é aferida. Por que não posso fazer a defesa da multa com o meu ticket?

14. Posso usar a tolerância no carregamento dos caminhões na minha empresa?

15. Como pode um mesmo caminhão passar em várias balanças na rodovia e registrar pesos diferentes com a mesma carga?

16. Quais as denominações mais comuns dadas às unidades tracionadas dos veículos de carga, às carretas, reboques ou semirreboques?


Para mais questões e respostas, clique aqui>>>

Rubem Penteado de Melo é Engenheiro Mecânico com pós-graduação em engenharia de produção e mestrado em engenharia mecânica. Foi engenheiro projetista da Bernard Krone do Brasil (fabricante de semi-reboques e da Ford New Holland (fabricante de máquinas agrícolas). Atuou ainda como engenheiro industrial, gerente de produto e atualmente é diretor, responsável pela área da qualidade nos serviços de inspeção de segurança de veículos sinistrados e alterados e inspeção de veículos que transportam produtos perigosos na Transtech Ivesur Brasil Ltda. Foi vencedor do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito de 1996.

O eng.º Rubem Mello é autor do livro Amarração de Cargas

contato: [email protected]

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