Choque de gestão na operação do viário da cidade de São Paulo

Publicado em
28 de Outubro de 2021
compartilhe em:

Acertou o prefeito ao escolher o vereador Ricardo Teixeira para a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo. Por que o prefeito acertou? Porque escolheu um especialista em trânsito e transporte e com capacidade comprovada de gestão. 

O prefeito Ricardo Nunes, ao nomear Ricardo Teixeira reformulou toda a pasta relacionada a trânsito, deslocamentos e transportes da capital paulista e deu carta branca ao experiente novo secretário para promover uma reformulação na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes que passou a se chamar Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT.

A principal mudança está na estrutura do novo organismo, com a criação da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana – SETRAM, que ficará ligada diretamente ao gabinete do secretário.

Além disso a SPTrans passa a compor a estrutura da SETRAM, ao lado do Departamento de Transportes Públicos – DTP, e do Comitê Municipal de Uso do Viário – CMUV.

No mesmo patamar da SETRAM estão a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, o Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV e o Departamento de Administração e Finanças – DAF.

Usando aqui uma metáfora do futebol, agora o prefeito de São Paulo tem na Secretaria que cuida de uma das áreas mais críticas da gestão municipal, um cara que tem o controle do vestiário.

As mudanças não demoraram a acontecer. De cara o novo secretário já retornou com várias operações que haviam sido suspensas e com uma providência extremamente impactante que foi a implantação de sinalização especial para evitar choques de cargas altas com pontes e viadutos.

 

É uma medida simples, de baixo custo, mas incrivelmente eficiente para evitar esse problema que gera danos ao patrimônio público, à segurança dos demais usuários da via aos veículos e às cargas, reconhece João Batista Dominici, presidente da LOGISPESA - Associção Brasileira de Logística Pesada.

Vamos torcer para que outros estados e municípios copiem essa boa ideia, para reduzir dezenas e dezenas de acidentes que ocorrem diariamente pelo Brasil afora.


Fonte: Maraú Notícias

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.