16/02/2021
O que é que pode dar errado no seu transporte de carga projeto?*

Lamentavelmente, muita coisa. Entre elas: demora para obtenção da AET por erros no pedido, restrições no percurso, multas por atraso na entrega da carga, acidentes, atrasos por incorreção no pedido de AET, demora na respostas das concessionárias de rodovias e regionais dos órgãos rodoviários sobre viabilidade do percurso, erros no dimensionamento do veículo, problemas na pesagem, erros na configuração da suspensão dos veículos hidráulicos, atrasos na elaboração e análise dos estudos de viabilidade, demora no agendamento de escolta policial, etc.

Como mitigar/eliminar esses riscos?

1. iniciar o planejamento do transporte desde o ínício de fabricação do item;

2. compartilhar com empresas parceiras as informações sobre o projeto:

  • sobre origem e destino do transporte;
  • sobre o peso e dimensões finais da carga;
  • sobre as alternativas modais disponíveis;
  • sobre as rotas disponíveis;
  • sobre se é possível no caso de peças muitas latas ou muito largas, reduzir alguma dessas dimensões;
  • contratar o que se chama AET Dummy, ou seja uma AET que permita simular a viabilidade da rota ou o tamanho das restrições a serem enfrentadas

3. estudar todo o itinerário

4. identificar as rodovias do percurso

5. checar possíveis pontes com limitação de capacidade portante

6. identificar os órgãos com jurisdição sobre cada rodovia

7. levantar os requisitos exigidos por cada órgão com jurisdição sobre cada rodovia

Todo esse esforço é essencial, afinal das contas:

  • quanto custa um dia de uma linha de eixos parada?
  • quanto custa um dia de atraso na sua obra?
  • quanto custa um dia de guindaste parado porque a peça não chegou?
  • quanto custa um dia de apagão em uma cidade porque o transformador não conseguiu chegar a tempo?
  • quanto custa trocar o equipamento ou ter que reposicionar a carga por causa de excesso de peso na pesagem?
  • quanto custa ter que alterar todo o percurso porque trecho da rodovia não é viável para transporte qQuanto custa aumentar em mais 8 dias o tempo para obtenção da AET só porque você precisou, por falta de planejamento, substituir o veículo de transporte 
  • quanto custa 15 a 30 dias de atraso no transporte por causa da contratação de última hora de um estudo de viabilidade estrutural 
  • quanto custa mudar todo o percurso porque a concessionária da rodovia, sem aviso prévio restringiu o trânsito para realização de obras?

A resposta todos sabemos: custa muito dinheiro e acima de tudo reputação.

QUER EVITAR/MITIGAR ESSES PROBLEMAS?

  • APRENDA A PLANEJAR MELHOR O SEU TRANSPORTE
  • ESCOLHA MELHOR O SEU PARCEIRO DE TRANSPORTE
  • NÃO TENTE BANCAR O ESPERTO E CONSIDERAR SÓ O MENOR PREÇO NA HORA DE CONTRATAR O FRETE
  • DESENVOLVA E CERTIFIQUE BONS PARECEIROS DE TRANSPORTES
  • SE SEU TIME CONHECE POUCO OU QUASE NADA DA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, CONTRATE ASSESSORIA NESSA ÁREA
  • FAÇA SEU TIME OU PELO MENOS UM MEMBRO DA SUA EQUIPE ESTUDAR A LEGISLAÇÃO DE TRÃNSITO E TRANSPORTE

PARA MAIS INFORMAÇÕES: LIGUE 11-999905265

 

 

Fonte: * Eng.º João Batista Dominici é especialista em transporte de carga projeto e AET
Leia mais:
O que o governo brasileiro está fazendo para melhorar a eficiência e produtividade do transporte de carga projeto no Brasil?*
Por que muitas empresas têm optado por transportar cargas excedentes sem AET, mesmo correndo riscos em especial com relação à perda de cobertura do seguro?????
Logispesa alerta: Atestado de Comprovação, exigência constante da nova resolução do DNIT, vai penalizar embarcadores e contratantes de frete que fraudam informações sobre o peso e dimensões da carga
Logispesa alerta: ainda que se possa lamentar as más condições e a falta de informação sobre a infraestrutura de transportes, a responsabilidade pela viabilização e definição do percurso no transporte de cargas projeto, é do transportador
Logispesa alerta: transporte de carga indivisível com peso acima de 70 t requer maior atenção por parte dos órgãos rodoviários e embarcadores
Por que o frete de carga projeto é caro para quem contrata e não remunera adequadamente quem faz o transporte?
Carga indivisível muito alta pode ser transportada em caminhão ou carreta convencional?
Por que é urgente acabar com a exigência de AET para CVC, em todo o Brasil?
Quem pode assinar um Projeto Técnico de Combinação de Veículos de Carga – CVC?
O que fazer para reduzir tempo e custo na obtenção de uma AET - Autorização Especial de Trânsito?