Por que muitas empresas têm optado por transportar cargas excedentes sem AET, mesmo correndo riscos em especial com relação à perda de cobertura do seguro?????

Publicado em
12 de Fevereiro de 2021
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Sendo simples e direto, porque, no final do dia, tem sido um bom negócio.

A chance do veículo ser fiscalizado é muito pequena.

A multa (R$ 195,00) é menor do que os custos para obtenção da AET (serviços + taxas), absurdamente caros.

Mas, mais importante do que isso, o transportador não perde tempo com obtenção de AET, pelo contrário, ganha tempo.

E tempo, no final do dia, no final do mês, quem transporta carga sabe, é o que faz a diferença, entre ganhar e perder dinheiro, nesse negócio.

Só mais uma coisa: via de regra o contratante do frete não está nem aí se o transporte vai ser feito com o veículo certo, na rota certa, no horário certo, com a AET certa, com AET ou sem AET. Ele quer é frete baixo e a carga entregue no prazo combinado.

Mas isso é bom para o Brasil? É claro que não! Então como mitigar esse problema?

1. simplificando o processo de obtenção de AET, com digitalização, automatização e disponibilização de informações, como corredores em boas condições de uso e pontes com limitação de capacidade portante;

2. não custa reiterar, agilizando o processo de concessão de AET. Boa parte das AETs, em especial as com validade anual deveriam ser digitalizadas e automatizadas;

3. não faz nenhum sentido que em estados, como o Rio Grande do Sul, a obtenção de uma AET possa demorar até 60 dias;

4. aumentar exponencialmente o valor da multa, em especial para transporte de cargas com PBTC acima de 74t, sem AET;

5. reduzir o valor de algumas tarifas, em especial no estado de São Paulo, que são escorchantes;

6. implementar sistemas de fiscalização eletrônica, usando internet das coisas e outras tecnologias disponíveis;

7. criar mecanismos para penalização vigorosamente os embarcadores e contratantes de fretes que entregam suas cargas nas mãos de empresas inidôneas e que não observam os preceitos legais, entre eles o de porte de AET;

8. monitorar e rastrear o transporte de cargas acima de determinados limites de peso e dimensões;

9. promover a integração entre órgãos federais e estaduais, entre os DER's por exemplo e as secretarias de fazenda;

10. exigir informações de intercorrências como início do transporte, acidentes e término da viagem.

Creiam, as medidas acima, apenas algumas das inúmeras possíveis, não são jabuticabas, várias delas funcionam em outros países e até em alguns estados brasileiros.

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