Concorrência acirrada no comércio eletrônico gera guerra do frete

Publicado em
15 de Setembro de 2020
compartilhe em:

Agora, o desafio das gigantes do e-commerce no Brasil é manter e ampliar a clientela com a reabertura das lojas. Para fazer isso, as empresas entenderam que precisam resolver o gargalo mais antigo do setor: o tempo de entrega de seus produtos.

A briga no país é disputada por gigantes como Magazine Luiza, Mercado Livre, Via Varejo, B2W e ficou ainda mais acirrada com a expansão das atividades por aqui da americana Amazon, uma potência global nas vendas on-line.

Pesquisa inédita feita pela FGV com 592 dirigentes varejistas para o Global Retail Show, que começou neste domingo (13) e vai até o próximo sábado, dia 19 de setembro, afirma que 70,5% dos entrevistados acredita que os ecossistemas de negócios como Amazon e Alibaba terão presença mais forte no Brasil.

A estratégia das varejistas é investir em tecnologia por meio de parcerias e aquisições de start-ups ou em inovações logísticas, como o uso de lojas físicas como pequenos centros de distribuição.

As parcerias com pequenos transportadores e o aluguel de grandes centros de abastecimento nos principais mercados também tem ajudado as empresas a chegar mais rápido à porta do consumidor, em vez de frustrá-lo com uma longa espera por um produto.

Com informações do jornal O Globo.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.