Empresário ensina como vender produtos brasileiros em outros países

Publicado em
30 de Julho de 2020
compartilhe em:

Livro do empresário e consultor Kleber Fontes explica, de forma didática, como vender no mercado internacional; obra é a mais vendida da categoria no site da Amazon

O empresário Kleber Fontes, diretor do Grupo Casco, está lançando o seu segundo livro sobre comércio exterior. Em “Exportação Descomplicada – O seu produto além das fronteiras brasileiras” (Editora Labrador) ele ensina todos os passos necessários para quem quer colocar seus produtos e serviços no mercado internacional e ter sucesso nesse processo. 

Em seu primeiro livro, “7 Passos para o Sucesso na Importação – O manual para ser bem-sucedido no comércio exterior” (Editora Labrador), lançado em 2017, Fontes dá todas as dicas necessárias para os empresários interessados em comprar produtos no mercado externo e revender no Brasil. No novo livro, o objetivo é mostrar como funciona o fluxo contrário, conquistar mercados fora do país.

MERCADO GLOBALIZADO

Fontes destaca que o empresariado brasileiro não pode olhar somente para o mercado interno. “A crise econômica dos últimos anos evidenciou a importância de se buscar novos mercados e diversificar o público alvo”, pontua o autor, destacando os passos necessários para internacionalizar uma empresa. 

Segundo ele, trata-se de um processo simples, mas que exige a compreensão do mercado externo e de adequações estruturais em aspectos logísticos, administrativos, comerciais e do próprio produto para que, à medida que os pedidos de compra no exterior comecem a se concretizar, a empresa consiga atender com agilidade e eficiência o cliente internacional. 

Na obra atual, que já é a mais vendida da categoria no site da Amazon, Fontes mostra o caminho inverso para os empresários que querem ampliar o alcance de seus produtos. “As facilidades da tecnologia permitiram uma conexão constante com o mundo todo. Para quem produz, isso significa ter uma vitrine mundial na telinha. Mas não basta apenas criar uma página na internet e achar que vai conquistar o mundo. São necessários alguns fluxos, protocolos e ações para se atingir o objetivo esperado”, explica.

Com 240 páginas, “Exportação Descomplicada – O seu produto além das fronteiras brasileiras” busca de forma simples e didática orientar quem quer expandir seus negócios e apresentar seus produtos ao mundo. “Uma das grandes dificuldades encontradas por quem quer exportar é a burocracia. São inúmeros detalhes que envolvem desde a classificação fiscal da mercadoria até a intermediação com os clientes, as diferentes moedas, modalidades de pagamento, frete internacional entre outros detalhes que são abordados no livro”, destaca. 

SOBRE O AUTOR
Kleber Fontes é empresário, diretor comercial do Grupo Casco, palestrante e consultor nas áreas de comércio exterior e logística internacional. Graduado em Comércio Exterior, com MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela ISAE/ FGV. É Gestor Leader/ Coach pela SLAC e autor dos livros “7 Passos para o Sucesso na Importação – O manual para ser bem-sucedido no comércio exterior” (Editora Labrador), lançado em 2017, e “Exportação Descomplicada – O seu produto além das fronteiras brasileiras” (Editora Labrador), lançado em 2020.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.