Ferramenta Driver Coaching da Volvo auxilia na gestão de frotas

Publicado em
10 de Novembro de 2016
compartilhe em:

O Driver Coaching é uma ferramenta que orienta em tempo real o motorista com dicas de condução

Os caminhões Volvo da linha F Volvo podem sair de fábrica com o Driver Coaching, uma ferramenta utilizada para ajudar o motorista a fazer uma condução mais econômica e eficiente do veículo e ainda contribuir para melhorar a gestão das frotas de caminhões.

“A forma da condução do motorista é o principal fator de influência no resultado do consumo de combustível”, afirma Deise Kindinger, gerente da área de Desenvolvimento de Serviços Conectados para caminhões do Grupo Volvo América Latina.

O Driver Coaching é uma ferramenta que orienta em tempo real o motorista com dicas de condução. Ele fornece aos condutores a possibilidade de influenciar nos resultados, agindo nos comportamentos de condução identificados pela ferramenta.

“Para o transportador, o Driver Coaching e o sistema de gestão de frota Dynafleet são aliados na gestão dos motoristas e na redução da parcela de combustível dos custos operacionais”, destaca.


// Notícias relacionadas
[+] Scania apresenta ao mercado solução voltada... 
[+] Tecnologias impactam positivamente o serviço... 
Segundo Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, a solução da Volvo está disponível nos caminhões que saem de fábrica com a central multimídia e ativam o Dynafleet, programa completo de gerenciamento do caminhão, ou frota da Volvo.

O treinamento é em tempo real e feito durante a condução do veículo. Baseando-se na performance do motorista, o Driver Coaching vai dando notas para o desempenho no display instalado no painel.

Usando gráficos de fácil leitura, ele informa, por exemplo, qual a média de consumo de combustível, se o condutor está usando adequadamente a caixa de câmbio I-Shift, se fica muito tempo parado em marcha lenta ou se o freio está sendo pressionado nos tempos corretos, entre outras situações.

“Com o Driver Coaching podemos verificar como o motorista está conduzindo o caminhão, verificando qual a média do consumo de combustível gasto, se está utilizando de forma correta o I-Shift, se o freio está sendo utilizado nos tempos corretos e qual o tempo de parada do condutor”, diz Vanio Albino, instrutor de treinamento da Volvo Brasil.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.