Novo aeroporto de Vitória da Conquista aumentará potencial de serviços de transporte na região

Publicado em
30 de Agosto de 2016
compartilhe em:

Para maiores informações sobre o potencial logístico da região podem ser obtidas com Daniel Telles Marques através do tel 11 984334696.

Aprovada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência, a licitação para construção do terminal de passageiros do novo aeroporto de Vitória da Conquista, será publicada em setembro no Diário Oficial. R$ 45 milhões foram aprovados para a obra. Além da construção do terminal de 3,5 mil metros quadrados, o orçamento também contemplará a compra de equipamentos para de auxílio à navegação. Segundo o governo da Bahia, as obras devem ser concluídas até o final de 2017.

Considerado pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) como um dos projetos fundamentais para a consolidação do eixo Nordeste-Sul, o novo aeroporto e as obras de duplicação da BR-116 no mesmo trecho devem aumentar o número de serviços para o usuário e diminuir o tempo e custo de transporte para distribuição pela região, segundo relatório da CNT.

“Acreditamos que vetor de desenvolvimento urbano atrairá investimentos na região do entorno do aeroporto. A proximidade do novo terminal criará novas perspectivas de negócios para transporte e logística”, disse Carlos Hitamar Marques, proprietário de uma área nas margens da rodovia BR-116, próximo ao aeroporto.

A região também é estratégica para o Programa Estadual de Logística de Transporte, PeltBahia. , a microrregião de Vítória da Conquista se espalha por quase 19 mil quilômetros quadrados, abrangendo nove municípios e 700 mil pessoas. Uma das principais cidades cortadas pela BR-116, Vitória da Conquista é rota de cruzamento da BA-263 e da BA-415, ligando-se ao oeste e ao litoral da Bahia.

Com PIB de R$ 5 bilhões em 2015, a cidade foi uma das que mais mais cresceu no Brasil entre 2006 e 2010, sempre acima da média nacional. Enquanto o Brasil empolgava economistas com índice de crescimento de 4% a 7,5%, o município baiano flutou entre 5% e 8,6%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tida para alguns como a capital do sudoeste baiano, é tida como uma das próximas metrópoles brasileiras. Os números dão dimensão da previsão: a cidade atende até 2 milhões de pessoas de 75 municípios baianos e nove mineiros.

Desde 2013, a Patrus Transportes Urgentes mantém um galpão na região por seu acesso facilitado à principal via de acesso ao Nordeste do país e aos demais municípios da região. Segundo a empresa, Vitória da Conquista é uma unidade com perfil distribuidor, e atende 65 municípios do sertão baiano, além de fazer a transferência de carga com destino às filais de Bom Jesus da Lapa e Barreiras, também na Bahia.

“Pensamos em dois eixos de urbanização na propriedade e estamos buscando investidores para tocar projetos residenciais, seguindo o fluxo de crescimento da cidade e de serviços, de acordo ao desenvolvimento do entorno nos últimos anos. Conquista está na entrada da principal rota de transporte de produtos pelo Nordeste e no meio do caminho entre pólos de produção da Bahia. Urbanizar apenas para residências seria contraproducente à vocação atual desta região”, analisa Carlos Hitamar.


Daniel Telles Marques

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.