ABB recebeu um pedido no valor de US$ 80 milhões da Rentel NV, concessionária eólica offshore de 300 MW, para fornecer um avançado sistema de cabos que irá conectar a subestação costeira em seu parque eólico localizado no litoral belga ao continente perto de Zeebrugge, na Bélgica. O pedido foi feito no primeiro trimestre de 2016 e a entrada em funcionamento está prevista para 2018.

O escopo do projeto que será fornecido pela ABB abrange a gestão de projeto, fabricação e instalação do sistema de cabos submarinos de corrente alternada de 220 quilovolts e três núcleos com extrusão de aproximadamente 40 km, com uma capacidade de transmissão de cerca de 300 megawatts.

A energia transmitida ao continente a partir desse parque eólico contribuirá para deixar o fornecimento de energiana Bélgica mais ecológico, capaz de oferecer eletricidade suficiente para atender as necessidades de cerca de 280 mil residências. A instalação do sistema de cabos será executada pela nova embarcação de última geração da ABB, que irá melhorar a eficiência e a precisão da operação de assentamento dos cabos. A conexão do parque eólico de Rentel irá desempenhar um importante papel no cumprimento dos objetivos de preservação desse país para 2020, especificamente o aumento da participação da energia renovável para 13% da produção energética total. Ele cumprirá também os objetivos ambientais da União Europeia para 2020.

“A conexão por cabos do parque eólico de Rentel ajudará a levar a energia eólica ao povo da Bélgica”, disse Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB. “É outro exemplo das tecnologias da ABB que permitem a integração da energia renovável e reduzem o impacto ambiental, que é um elemento integrante da estratégia Next Level”.

Os sistemas de cabos desempenham um papel fundamental na integração de energia renovável com a rede e na transmissão de energia elétrica limpa. Com experiência que remonta a 1883, a ABB é um dos líderes mundiais em sistemas de cabeamento de alta tensão para diversas aplicações, e já entregou centenas de elos em todo o mundo. A ABB já recebeu vários projetos de cabos ligando parques eólicos marítimos, incluindo o Burbo Bank e Walney no Mar da Irlanda, o Kriegers Flak no Mar Báltico, e o Nordegründe no Mar do Norte.

Fonte: Revista Potência - 20/05/2016