Volvo mantém empregos em novo acordo

Publicado em
25 de Maio de 2016
compartilhe em:

Medidas tentam amenizar uma crise que persiste, após ter derrubado as vendas de caminhões pesados em 60% em 2015

A paralisação de sete dias na fábrica da Volvo em Curitiba terminou após a empresa oferecer uma proposta de manutenção dos postos de trabalho excedentes até o final do ano. Em contrapartida, o PLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados) foi mantido, mas reduzido em R$ 5 mil no resultado final. A negociação da data-base será feita em setembro deste ano.

Os funcionários também receberão um adiantamento de R$ 5 mil do PLR no próximo mês. A Volvo concedeu ainda um PDV (Programa de Demissão Voluntária) até o dia 5 de dezembro para todos os funcionários, com um pacote de 1,5 a quatro salários, mais a antecipação da PLR, aviso prévio, verbas rescisórias, seguro desemprego e isenção do Imposto de Renda sobre indenizações e a quitação do contrato. Caso ainda exista um excedente de mão de obra em dezembro de 2016, ficou definido um pacote de PDI (Programa de Demissão Involuntária) com 1,5 a quatro salários para os trabalhadores.

As medidas tentam amenizar uma crise que derrubou as vendas de caminhões pesados em 60% em 2015, sendo que neste ano a situação não melhorou. Nos quatro primeiros meses de 2016, a queda foi de 27%. Com a diminuição dos volumes, desde o ano passado, a empresa vem carregando um excedente de 400 funcionários.

 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.