Linhas de eixos: o que é melhor, configurar com 3 ou 4 pontos de apoio?*

Publicado em
11 de Abril de 2016
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Os reboques e semirreboques hidráulicos, também conhecidos como linha de eixos, possuem a capacidade de comutar seus eixos em uma configuração com 4 pontos de apoio ou com 3 pontos de apoio no pavimento.

Essa configuração é realizada através das válvulas de controle da suspensão e constam do Manual de Instrução do fabricante desses equipamentos.

A decisão entre uma modalidade ou outra é fundamental para a segurança do transporte e dependerá de algumas características da carga e do trajeto.

Mas, quais as características de cada configuração?

a) – Com 4 Pontos de Apoio:

Vantagens:

  • maior ângulo de estabilidade (triângulo azul do desenho abaixo);
  • mais adequado para as cargas com centro de gravidade alto.

Configuração em 4 Pontos de apoio

Desvantagens:      

  • maior dificuldade de manter o nível horizontal. Lembre-se de uma mesa convencional com quatro pernas: eventualmente ela pode ficar “manca” ou seja, com três pernas apoiadas e uma em falso.

  • com isso, pode-se sobrecarregar os eixos que permanecem com apoio. Essa sobrecarga nos eixos que permanecem com apoio no piso pode provocar danos na suspensão ou mesmo na estrutura do reboque.

 

b) – Com 3 Pontos de Apoio:

Vantagens:

  • maior facilidade de manter o nível horizontal. Lembre-se de uma mesa com três pernas: ela jamais ficará “manca”, porque com três pontos de apoio só se determina um plano.
  • sempre haverá cargas iguais nos conjuntos de eixos e na estrutura do reboque.
  • menos problemas com efeitos dinâmicos causados pelo movimento quando perde-se apoio em um dos conjuntos. Com 3 pontos, sempre haverá equilíbrio.

Configuração em 3 Pontos - Simétrica

 

Desvantagens:

  • menor ângulo de estabilidade (triângulo azul do desenho acima). Ou seja, maior propensão ao tombamento no caso de inclinações laterais.
  • menos adequado para cargas com centro de gravidade alto.

No caso de apoio em 3 Pontos, pode-se ainda optar, em alguns casos, para a configuração “assimétrica” (dois pontos em uma lateral e um ponto na outra), como no exemplo abaixo, de modo a aumentar o ângulo de estabilidade, e manter as vantagens da configuração em 3 pontos.

Configuração em 3 Pontos – Assimétrica

Assim, carga com centro de gravidade elevado: configuração em 4 pontos é mais segura. Carga com centro de gravidade baixo, configuração em 3 pontos é mais vantajosa.

Por isso, planeje o Transporte de Cargas Especiais. Consulte sempre o Manual do Fabricante para fazer a escolha certa, e garantir a segurança do transporte.

 

 * Artigo escrito por Rubem Penteado Mello, consultor do Sindipesa

Rubem de Mello - Engenheiro Mecânico com pós-graduação em engenharia de produção e mestrado em engenharia mecânica. Foi engenheiro projetista da Bernard Krone do Brasil (fabricante de semi-reboques e da Ford New Holland (fabricante de máquinas agrícolas). Atuou ainda como engenheiro industrial, gerente de produto e atualmente é diretor, responsável pela área da qualidade nos serviços de inspeção de segurança de veículos sinistrados e alterados e inspeção de veículos que transportam produtos perigosos na Transtech Ivesur Brasil Ltda. Foi vencedor do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito de 1996.

 

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