11/11/2015
Artigo - Publicação da NBR ISO 39001 vai ajudar na gestão da segurança viária*

A Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou no último dia 30 de outubro a Norma ABNT NBR ISO 39001 – Sistema de Gestão da Segurança Viária, que passa a ser adotada oficialmente como uma norma brasileira provendo uma ferramenta para auxiliar as organizações a reduzir, e finalmente eliminar, a incidência e o risco de mortes e lesões graves relacionadas a acidentes de trânsito.

Aplicável a qualquer organização, pública ou privada, que interaja com o sistema viário, esta Norma identifica os elementos de uma boa prática de gestão de Segurança Viária, focando principalmente na análise de acidentes e quase acidentes e nos riscos potenciais identificados nas operações e processos conduzidos pela organização.

Esta nova norma pode vir a suceder ou complementar as atuais exigências de certificação em contratos de transporte, como as normas de qualidade (ISO 9001) e de meio-ambiente (ISO 14001). Desenhada sob medida para o transporte, poderá se tornar também parte do marco regulatório das futuras concessões rodoviárias. A Norma estabelece mecanismos de avaliação permanente dos resultados de indicadores de segurança em diferentes níveis, possibilitando aos contratantes um acompanhamento efetivo do desempenho dos contratados.

Nos países onde esta norma vem sendo adotada desde sua publicação em 2012, já se observa outros benefícios às empresas certificadas, além da redução de acidentes, mortes, feridos, prejuízos financeiros e danos à imagem. Empresas de seguro reconhecem a certificação como um atestado de redução de risco de acidentes e beneficiam os transportadores com reduções significativas do prêmio. Certamente que os embarcadores brasileiros buscarão esta vantagem no futuro bem próximo.

Paulo Gottlieb é Sócio-Diretor da TRS Engenharia, especializada em soluções de segurança viária. Maiores informações sobre essa norma podem ser obtidas através do e-mail: paulo@trs.eng.br

Fonte:
Leia mais:
Comissão define política de preços mínimos para transporte de cargas
Separar o joio do trigo e defender a Democracia e o Sistema Político vigente, são exigências do momento brasileiro atual
A aquisição que abalou o mercado
Para ABCR MP 752/2016 não traz solução para concessões de rodovias federais
Comunicado - Recadastramento ANTT
Investimentos em infraestrutura despencam no Brasil
Indústria perde R$ 130 bilhões por ano com a violência no Brasil
Governo dá início a programa de concessões
Aviso-prévio proporcional ao tempo de serviço também pode ser aplicado a favor do empregador
Você sabe o que é FIFO, LIFO, FEFO, PEPS, UEPS, sua relação e aplicação?*