Pergunta do internauta Cláudio Morais: " Qual a diferença entre os caminhões: toco, truck ou trucado, traçado, bi-truck e caminhão ¾. Com relação ao caminhão de apenas dois eixos (um na cabine e outro na carroceria), quando o eixo traseiro (carroceria) te

Publicado em
04 de Novembro de 2015
compartilhe em:

Resposta do especialista, Eng.º Rubem de Mello*

Seguem os significados e abaixo um desenho que ilustra a nomenclatura popular usada para definir os principais caminhões utilizados no Brasil

- Toco = nome popular de caminhão do tipo 4x2 (com 2 eixos)

- Truck = (ou “trucado”) nome popular de caminhão do tipo 6x2 (com 3 eixos, sendo 1 traseiro com tração)

- Traçado = nome popular de caminhão do tipo 6x4 (com 3 eixos, sendo 2 traseiros com tração)

- Bi-truck = nome popular de caminhão do tipo 8x2 ou 8x4 (com 4 eixos, sendo 2 dianteiros direcionais)

- Caminhão ¾ = nome popular, mas antigo, para caminhão pequeno como por exemplo o 608.

- Eixo traseiro com 2 ou 4 pneus: tem relação com o Peso Bruto do veículo. Não há um nome específico para o veículo, mas é conhecido como “rodado duplo” e “rodado simples”. Mas o que importa é o Peso Bruto do veículo. (Consulte o Catálogo do veículo que vc encontrará as especificações técnicas).

Querendo saber mais sobre transporte rodoviário de cargas? Conheça os sites especializados abaixo e adquira os cursos em vídeos que você só encontra aqui.

Sites especializados em transporte de cargas:

Tabelas de frete: www.tabelasdefrete.com.br

Carga de Projeto: www.cargadeprojeto.com.br

Pesagem de cargas: www.pesagemdecargas.com.br

Guia do TRC: www.guiadotrc.com.br

*Rubem de Mello - Engenheiro Mecânico com pós-graduação em engenharia de produção e mestrado em engenharia mecânica. Foi engenheiro projetista da Bernard Krone do Brasil (fabricante de semi-reboques e da Ford New Holland (fabricante de máquinas agrícolas). Atuou ainda como engenheiro industrial, gerente de produto e atualmente é diretor, responsável pela área da qualidade nos serviços de inspeção de segurança de veículos sinistrados e alterados e inspeção de veículos que transportam produtos perigosos na Transtech Ivesur Brasil Ltda. Foi vencedor do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito de 1996.

 

 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.