Educação e consciência: fundamentais para o transporte de cargas

Publicado em
29 de Agosto de 2015
compartilhe em:

"Em um país essencialmente de transporte rodoviário como o Brasil, é imprescindível que as empresas se unam para entender o que e como as medidas devem ser tomadas para beneficiar não só a elas, mas principalmente aos motoristas. Afinal de contas, o segmento de transporte é feito por pessoas e são elas o maior tesouro das transportadoras", diz Luiz Munhoz, diretor da Mix Telematics, diretor da MiX Telematics, líder global no fornecimento de informações de gestão de frotas, segurança do motorista e de soluções de rastreamento de veículos,

"Porém, constantemente, vejo números no mercado que assustam, como o de acidentes com mortes no País e os motivos para isso são os mais variados: jornada de trabalho extensa, falta de descanso, direção perigosa, falta de atenção, frota antiga, entre outros", explica.

De acordo com Munhoz, "o mais relevante é resolver tudo isso, de forma estratégica e eficiente. Os dois lados precisam se unir e entender que é primordial uma regulamentação, pois assim todos estão seguros. Mas para isso, é preciso ficar claro que a conscientização e educação sejam itens obrigatórios dentro e fora dos caminhões".

Para isso, existem tecnologias no mercado, como a telemetria, que possibilita o controle da direção e, assim, tomar as medidas necessárias não só para punir os colaboradores, mas para premiar os motoristas que obedecem todas as regras e que dirigem de forma correta.

Os planos existem e o mercado está mobilizado para uma mudança. "Mas ela deve começar já e a tecnologia está aí para isso. A empresa que não fizer a gestão de sua frota, por meio de equipamentos e soluções próprias para isso, como a telemetria, não sabe o quanto está prejudicando a si e ao país", reflete.

Uma vez utilizada essa tecnologia, é possível saber se o motorista está dirigindo perigosamente, se está atendendo às normas de segurança, se a lei da jornada de trabalho está sendo respeitada, além de vários outros aspectos.

"Tudo isso é uma luz no fim do túnel para o segmento de transporte e logística, que deve continuar a crescer alicerçado pela educação e conscientização. Sem essa percepção dificilmente o crescimento será sustentável", finaliza.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.