Pergunta ao Eng.º Rubem: É legal a exigência de que os pneus de um determinado eixo, tenham o mesmo desenho? É obrigatório curso MOPP para quem tem cozinha no caminhão e transporta um botijão de gás? É obrigatório lacre de fábrica para choque carretas com

Publicado em
28 de Agosto de 2015
compartilhe em:

Confira a resposta do especialista, Eng.º Rubem de Mello Penteado:

Prezado Senhor,

- Pneus do mesmo eixo devem ter a mesma "construção": ou seja radial=radial, 295R22,5 = 295R22,5, etc. Na resolução do Contran não fala nada de mesmo desenho.

- Para o botijão da caixa de cozinha não precisa de mopp porque esta abaixo da quantidade minima para caracterizar como transporte de produto perigoso pela portaria do ministerio do transporte. Seria o mesmo que exigir mopp e cipp para ir ao mercado comprar um botijão.

- Para-choque: nao tem lacre. Só plaqueta e nos veiculos depois de 2004. Antes o para-choque é zebrado de preto e amarelo e com faixa refletiva na ponta (e sem plaqueta)

- Cavalo mecanico não precisa de para-choque traseiro porque a resolução contran 152 isenta

(Exceto se vc for rodar na argentina. La é obrigatorio)

 

 

 

*Rubem de Mello - Engenheiro Mecânico com pós-graduação em engenharia de produção e mestrado em engenharia mecânica. Foi engenheiro projetista da Bernard Krone do Brasil (fabricante de semi-reboques e da Ford New Holland (fabricante de máquinas agrícolas). Atuou ainda como engenheiro industrial, gerente de produto e atualmente é diretor, responsável pela área da qualidade nos serviços de inspeção de segurança de veículos sinistrados e alterados e inspeção de veículos que transportam produtos perigosos na Transtech Ivesur Brasil Ltda. Foi vencedor do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito de 1996.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.