"Caminhão transparente" da Samsung promete reduzir acidentes

Publicado em
25 de Junho de 2015
compartilhe em:

Veículo equipado com uma câmera e uma tela na parte de trás mostra o que está acontecendo na frente, para facilitar ultrapassagens.

 

Motoristas que costumam dirigir em estrada sabem o quanto é perigoso tentar ultrapassar um caminhão, principalmente por não ter uma visão plena do que está na frente. Pensando em reduzir o número de acidentes, a Samsung resolveu testar, na Argentina, um novo caminhão com fundo transparente, que promete ajudar os condutores nas ultrapassagens. Eles utilizaram quatro TVs – duas em cada porta traseira – que recebem o sinal de vídeo transmitido por uma câmera sem fio.

 

O sistema permite que os motoristas vejam se há veículos vindo na direção oposta, ajudando-os a decidir se devem ultrapassar o caminhão. A Samsung busca aprovação regulatória para o Safety Truck, mas a aplicação dificilmente será adotada em larga escala por conta do alto custo de instalação.

 

Na Argentina, quase uma pessoa morre em acidentes de carro a cada hora. Tendo isso em vista, os "caminhões de segurança" pretendem reduzir as mortes nas estradas ao serem equipados com uma câmera e uma enorme tela na parte de trás.

 

As imagens são transmitidas por quatro monitores instalados na traseira do caminhão. Segundo informações da Samsung, essas telas vão "dar aos motoristas atrás do caminhão uma visão do que está acontecendo na frente, mesmo no escuro da noite". A empresa testou um protótipo do caminhão, mas o veículo ainda não está em operação. A Samsung garante, contudo, que a tecnologia funciona e pode salvar vidas. "O próximo passo é realizar mais testes a fim de cumprir com os protocolos nacionais e obter as autorizações necessárias. Para isso, a Samsung está trabalhando em conjunto com ONGs e governo [argentino]", disse a assessoria da empresa.

 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.