Motoristas de caminhão contam com curso de aperfeiçoamento no Paraná

Publicado em
21 de Maio de 2015
compartilhe em:

Profissionais são tratados como gestores e aprendem sobre tecnologia e economia

Pensando na importância da formação de motoristas responsáveis não apenas no trânsito, que saibam lidar com toda a tecnologia embarcada em caminhões modernos e com situações vividas no dia a dia da profissão, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) oferece todas as semanas, por meio do Instituto Setcepar de Educação no Transporte (ISET), o Curso de Aperfeiçoamento para Motoristas (CAM).

O curso, supervisionado por João Paulo Andrade Neto, proporciona o conhecimento técnico necessário para que a frota aprenda a lidar corretamente com a tecnologia embarcada dentro dos caminhões modernos e também para que faça melhor uso do equipamento com o qual trabalha diariamente. “A maioria dos motoristas possui muito conhecimento aprendido nas estradas e com colegas, mas não sabe o porquê de realizar determinadas ações. Nós procuramos mostrar os porquês de cada procedimento”, explica Andrade Neto. Segundo o supervisor, o curso traz atualizações muito importantes. “Temos motoristas que começaram há pouco tempo e outros que já atuam nas estradas há mais de 20 anos e todos eles saem satisfeitos. Alguns chegam desconfiados, mas no final percebem que a semana valeu a pena”, afirma.

No curso, os motoristas são tratados como gestores. “O caminhão é uma filial da empresa, responsável por parte do lucro – e o gestor é que vai fazer com que a carga chegue ao destino como deve”, enfatiza Andrade Neto. Segundo ele, quando os motoristas chegam ao curso, utilizam apenas cerca de 30 a 40% da capacidade do caminhão. Após o curso, esse nível aumenta para mais de 70%.

Os ensinamentos do curso vão além da parte técnica dos caminhões. Os motoristas aprendem ainda conceitos de mecânica, ética e economia, em tópicos que vão de custos do transporte à economia doméstica. O curso também engloba aulas práticas para que os motoristas coloquem os conhecimentos adquiridos em prática e tem carga horária de 40 horas (uma semana em horário integral).

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.