Governo apresenta propostas para encerrar greve dos caminhoneiros

Publicado em
26 de Fevereiro de 2015
compartilhe em:

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, anunciou nesta quarta-feira propostas do governo para encerrar a paralisação de caminhoneiros que atinge estradas em vários Estados do país desde a semana passada.

Não está claro, ainda, se o anúncio conseguirá desbloquear as estradas, uma vez que há mais de uma dezena de associações e sindicatos de caminhoneiros envolvidos nas negociações e as suas posições muitas vezes são divergentes.

Entre as propostas, o governo pretende instituir carência de 12 meses nos contratos de financiamentos do BNDES Procaminhoneiro - linha do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) voltada para a renovação da frota. A flexibilização nos contratos é uma das reivindicações dos grevistas e, segundo Rosseto, deve valer para contratos em vigor e novas concessões. 

Outra proposta é a manutenção do preço do diesel pela Petrobras, sem novos aumentos, pelos próximos seis meses. Os manifestantes reclamam do preço do combustível e pedem redução da tarifa.
 
O ministro também afirmou que o governo se propõe a sancionar integralmente, sem vetos, a nova Lei do Caminhoneiro.

Em relação à reivindicação de ajuste nos preços de fretes, o ministro Rossetto afirmou que o governo vai construir uma tabela de frete em conjunto com caminhoneiros e empresários.

O ministro fez o pronunciamento após se reunir com representantes dos caminhoneiros e empresários do setor. Rossetto deixou claro, porém, que a manutenção das propostas depende do fim da paralisação dos motoristas. “Interessa ao governo a retomada imediata da normalidade das rodovias”, disse. 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.