CCR MSVia implanta Painel Eletrônico no acesso ao Anel Viário

Publicado em
15 de Dezembro de 2014
compartilhe em:

Houve interdições momentâneas da pista de acesso ao Anel Viário de Campo Grande (MS), na saída para SP, mas não ocorreram incidentes.

Foi um sucesso da implantação do primeiro Painel Eletrônico de Mensagens Variáveis da BR-163/MS, no último domingo (14/12). A CCR MSVia concluiu os serviços por volta das 14h00. O equipamento foi instalado em um novo pórtico no Anel Viário na altura do km 465. Sua operação deverá ser iniciada nas próximas semanas.

Segundo Keller Rodrigues, Gestor de Interação com o Cliente da CCR MSVia, a implantação do Painel foi um sucesso, sem nenhum incidente de tráfego.

“Durante a instalação, só interrompemos o tráfego totalmente em duas oportunidades, para garantir a segurança dos usuários, mas as interdições foram de 11 minutos, no primeiro momento, e de sete minutos, no segundo”, disse o engenheiro.

Enquanto durou a operação, o tráfego no sentido Sul fluiu por um desvio e o tráfego no sentido Norte fluiu normalmente pela faixa liberada, com alguns momentos de operação pare-e-siga.

Esse foi o primeiro dos 18 painéis desse tipo que serão instalados ao longo da rodovia nos próximos meses. Com 8,4 m de largura, 2 m de altura e cerca de 800 kg de peso, o PMV tem display monocromático composto por 145 placas de LED, totalizando 25.520 mil LEDs, com a visualização a centenas de metros de distância. Sua capacidade é de mensagens com até 9 linhas com 53 caracteres cada, podendo variar conforme o tipo, altura e espaçamento dos mesmos, bem como do espaçamento entre as linhas.

O gabarito vertical é de 6,5m de altura.

Esse tipo de equipamento é utilizado nas mais modernas rodovias do País para estabelecer comunicação preventiva com os motoristas. Operado à distância pelo Centro de Controle Operacional da CCR MSVia, permitirá informar sobre obras, acidentes ou outras ocorrências na pista, prevenindo sobre interdições, desvios ou lentidões de tráfego. O PMV também é um importante canal de veiculação de mensagens didáticas de segurança de trânsito.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.