Como diferenciar usuários de pacientes que necessitam de determinadas substâncias?*

Publicado em
04 de Dezembro de 2014
compartilhe em:

Cristina Pisaneschi, especialista em testes toxicológicos, explica como essa questão funciona no mercado

De acordo com Cristina Pisaneschi, especialista em testes toxicológicos e diretora da Chromatox (www.chromatox.com.br), não existem drogas leves ou pesadas. "Do ponto de vista legal, não existem diferenças, apenas a classificação de drogas lícitas ou ilícitas".

A especialista explica que muitas pessoas utilizam substâncias, como carabinóides e morfina, sem se tornarem dependentes. "Não é possível, no entanto, diferenciar o uso terapêutico do uso ilícito dos canabinóides, mas a pessoa que faz uso terapêutico deve ter uma indicação médica que mostre a prescrição para a empresa onde trabalha, caso eles peçam testes toxicológicos. Nestes casos, o funcionário deverá apresentar a indicação médica ao médico da empresa, da mesma forma como ocorre com outros medicamentos, como a codeína", explica.

No caso das análises, principalmente em cabelos, Cristina explica que há sempre a necessidade de um médico especializado no assunto (MRO do inglês Medical Review Officer), ou o toxicologista do laboratório para interpretar o resultado, sob o do ponto de vista clínico/analítico. O MRO é um médico que pode emitir um relatório negativo para uma análise positiva baseado em consulta com o doador em questão, ou então o toxicologista do laboratório por meio das informações fornecidas pelo doador no momento da amostragem (por exemplo: medicação prévia).

Tipos de drogas

As drogas podem ser definidas como substâncias naturais ou não. Conhecidas como narcóticos ou entorpecentes, causam dependência química em sua maioria

O Centro Brasileiro de Informações sobre as Drogas Psicotrópicas (CEBRID), classifica as drogas em três grupos: estimulantes, depressoras e alucinógenas.

Estimulantes: também chamadas de anfetaminas possuem efeito estimado de quatro horas, trazem sensação de euforia, força, insônia, e causam dependência. Entre as drogas mais conhecidas deste grupo têm-se a cocaína e o crack.

Álcool, soníferos, heroína e morfina: são as drogas depressivas mais conhecidas; retardam o funcionamento do organismo, deixando assim o metabolismo mais lento. Estas drogas causam perturbação mental, irritabilidade e geram dependência química em pouco tempo.

Alucinógenas: provocam delírios, e alucinações, além de dificultar a função mental. As mais conhecidas são: maconha haxixe, LSD e ecstasy.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.