Artigo: Tecnologia a serviço da produtividade, por Rogério Moro*

Publicado em
25 de Novembro de 2014
compartilhe em:

Novas tecnologias surgem o tempo todo em busca de melhorias nos variados setores da economia. Mas se adaptar a elas é sempre um grande desafio, uma vez que junto também aparece uma série de aperfeiçoamentos que podem confundir principalmente os profissionais cujas empresas raramente se atualizam. Quando a eletricidade foi descoberta, por exemplo, houve muito receio de se instalar fios nas residências por riscos de incêndio. Hoje é inconcebível se imaginar uma casa sem instalações elétricas.

A procura por maiores facilidades para o cotidiano organizacional e redução de custos é sempre um referencial aos empresários que querem inovar, e quando as novidades chegam é preciso um período de adaptação às novas técnicas. Porém muitas empresas sequer abrem mão do serviço que já estão habituadas a fazer manualmente para dar vez às funcionalidades que vão contribuir e melhorar de forma positiva na sua produtividade.

A manutenção mecânica de veículos pesados, mais usualmente para caminhões e ônibus, vem sofrendo com a grande demanda e a falta de tempo suficiente para seus consertos, o que implica na contratação de mais mão de obra. Criar uma estrutura ideal com tecnologia que acelere este processo pode até implicar em um custo maior, porém o ganho em produção sobressai ao investimento inicial.

Neste mercado, os elevadores hidráulicos chegam com o intuito de atender três pontos fundamentais de mecânica: o preço, a produtividade e a segurança. É uma comparação que pode ser avaliada no dia a dia da garagem de manutenção. Essa tecnologia pode trazer uma economia de tempo de até 28% para atividades como substituição de disco de embreagem (1,5h), lubrificação (0,16h), remoção do motor (0,33h) e reparo/substituição do eixo cardã (0,25h).

Se colocarmos todos os cálculos no papel, por ano seriam aproximadamente R$ 54 mil de economia com este investimento. É a inovação trazendo melhores condições de trabalho para patrão e funcionário.

E para acrescentar mais benefícios, os estudos em novas tecnologias têm uma preocupação maior quanto a segurança no trabalho, essencial neste setor. Para isso também é necessária uma contribuição maior dos órgãos gestores em ações de conscientização dos empresários, incluindo nos manuais de garagem os elevadores como opção às valetas. As colunas móveis de manutenção de veículos pesados são altamente seguras: nunca houve histórico de acidente.

Além da flexibilidade em caso de mudança de espaço físico, facilidade de instalação e mobilidade, as colunas de elevação também são mais eficientes, ou seja, oferecem aos clientes manutenções mais rápidas. Sendo assim os elevadores permitem que uma mesma equipe de manutenção atenda uma maior quantidade de veículos ou ainda que o frotista aumente o nível de confiabilidade de seus veículos e, em alguns casos, até reduza sua frota reserva.

Certamente uma mudança de cultura leva certo tempo para acontecer, porém é necessária e importante para o crescimento da empresa e do profissional. Quando ocorre é de forma definitiva e a tecnologia antiga é totalmente abandonada, dando vez às inovações e novas funcionalidades.

 

*Rogério de Amorim Moro é diretor comercial da Stertil Koni

 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.