Transpes foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no país

Publicado em
31 de Outubro de 2014
compartilhe em:

Entre as políticas de benefícios estão os maiores salários do mercado e acompanhamento familiar, que garante a tranquilidade do motorista que está longe da família

A gestão humanizada e os diversos programas voltados ao bem estar dos colaboradores levaram a mineira Transpes a ser eleita a melhor empresa de logística e transporte para se trabalhar no país. O reconhecimento veio, em outubro, por meio da 18ª edição do Guia VOCÊ S/A - As Melhores Empresas Para Você Trabalhar 2014. Aproximadamente de 17 mil empresas se inscreveram no prêmio, que listou as 150 empresas mais bem avaliadas de acordo com o ambiente de trabalho e as práticas e políticas de gestão de pessoas.

Além de ser a melhor em seu setor, a Transpes também foi agraciada como a “Revelação do Ano”. Esse destaque na primeira vez em que concorreu ao prêmio é um fato inédito desde que o guia foi criado em 1997, pela editora Abril, com a missão de valorizar as empresas que melhor cuidam de seus colaboradores.

Com 20 filiais em todo país a Transpes tem atuação nacional e é considerada uma das três maiores do seu setor na América Latina e está entre as 10 mais conceituadas do mundo. A robustez da operação da empresa, que transporta cargas com toneladas de três dígitos, caminha ao lado do seu referencial humano. Aliás, a premiação destaca o pacote de benefícios que contribuem para o índice de felicidade dos aproximadamente 950 colaboradores da empresa, que chegam a 1.200 considerando os outros serviços agregados de logística do grupo liderado pela família Gonzalez, que fundou a empresa há 48 anos.

Para se ter uma ideia, o menor salário-base de um motorista da empresa é 15% maior do que o piso da categoria. Além do salário mais alto do que a média do mercado, o profissional ainda conta com diárias (pagas quando o motorista está em viagem) quatro vezes maior do que o determinado pelo sindicato da categoria. Dessa forma a remuneração mensal do motorista da Transpes pode chegar a R$ 6 mil . Os funcionários da empresa também têm acesso à premiação de desempenho e ao Programa de Participação nos Resultados.

Os benefícios não se resumem aos ganhos financeiros, a saúde e o bem-estar dos colaboradores estão no topo das políticas de Recursos Humanos (RH) da empresa. O consultório médico e de enfermagem da sede da empresa acompanha diariamente e em tempo integral a saúde da equipe, monitorando pacientes que possuem problemas crônicos como diabetes, pressão alta, além de daqueles que participam dos programas Pare de Fumar; das campanhas de combate ao uso de álcool e drogas; de controle de peso que integra a campanha anual de conscientização de saúde e ainda abarca a dieta balanceada do refeitório que serve 4 refeições por dia.

Outro projeto que chamou a atenção da auditoria da premiação é chamado Acolhimento e envolve colaborador e seus os familiares. Uma equipe fica responsável por acompanhar de perto a vida dos funcionários e de suas famílias além das rotinas da empresa. Fatores psicológicos, financeiros, estruturais, tudo é acompanhado e a empresa busca ao máximo ajudar na resolução dos problemas.

Quando as questões são apresentadas, o setor de gestão não fica inerte a isso e sempre propõe intervenções específicas para cada situação que podem ser desde folgas à ajuda com processos médicos ou burocráticos. Tudo é acompanhado para que o motorista tenha a tranquilidade de fazer suas viagens sabendo que a família está sob os cuidados da empresa. Suporte a uma esposa que entra em trabalho de parto enquanto o marido está em viagem, ajuda a filho que está com dificuldades na escola são alguns exemplos desse acolhimento.

A Transpes também está atenta ao crescimento da sua equipe com programas de lideranças, treinamentos internos que superam a marca dos 3 mil/mês e bolsas para faculdade e outros cursos que podem chegar a 80% do valor da mensalidade. Todos os programas são avaliados semestralmente por um indicador que mede o índice de felicidade dos colaboradores por meio de parâmetros qualitativos com questões tanto pessoais como profissionais.

Há quase duas décadas a Transpes intensificou os investimentos direcionados aos colaboradores por entender que o seu diferencial de mercado está na qualidade do serviço prestado. A resultante de atendimento com bons equipamentos e mão de obra qualificada é a garantia de entrega sem problemas. Aliás, esse é um diferencial crucial para a empresa, já que alguns dos equipamentos que transporta são peças únicas, sem sobressalente para reposição imediata. É o caso das turbinas para as hidrelétricas. Só para as usinas de Belo Monte e Pimental a Transpes deve fazer 7 mil viagens pelos próximos quatro anos transportando turbinas e geradores.

Sobre a Transpes

A história de empreendedorismo da empresa caminha ao lado do desenvolvimento do país. O fundador da Transpes, Tarcísio Gonzalez, chegou ao Brasil vindo da Galícia Espanhola em 1951. Trabalhando como caminhoneiro ele mudou-se para Belo Horizonte, quando conheceu Juscelino Kubitschek que à época era o prefeito da cidade. Anos depois, levando uma carga para Brasília reviu Kubitschek que propôs a ele utilizar cavalos-mecânicos para levar as máquinas pesadas necessárias à construção do Distrito Federal. Seguindo o conselho, Gonzalez fundou a Transpes em 1966. Hoje a empresa tem uma gestão estruturada e está sob o comando da segunda geração da família. O primogênito, Sandro de Castro Gonzalez, assumiu a presidência. Alfonso Gonzalez dirige a divisão de Logística e Infraestrututura e Társia Gonzalez, depois de passar por diversas diretorias, assumiu uma cadeira no conselho consultivo.

A empresa é especializada em movimentar cargas com tamanhos, pesos e volumes especiais que, em sua maioria, são dos setores de mineração, infraestrutura energética (hidrelétricas, eólicas e nuclear), siderurgia e óleo e gás. Somando as cargas dos seus 500 clientes, a empresa transporta mais de 1 milhão de toneladas por 30 milhões de quilômetros percorridos e mais de 25 mil embarques ao ano. Essa logística ocorre nos seus mais de mil equipamentos, muitos avaliados em aproximadamente R$ 1 milhão.

Além disso, a Transpes conta com uma equipe única de logística que se dedica a fazer o estudo de viabilidade das viagens dessas cargas especiais. Afinal, a dimensão incomum dessas cargas exige muito estudo de tráfego, conhecimento de percursos alternativos e até avaliação para intervenções viárias a fim de garantir que as peças empregadas no avanço da infraestrutura do país cheguem ao seu destino.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.