O problema das empresas de transporte rodoviário de cargas não é apenas o aumento de preço do Diesel

Publicado em
31 de Março de 2022
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Controle de custos

A avassaladora maioria das transportadores, inclusive as de médio e grande porte, tem dificuldade em estabelecer custos por rota, de identificar todas as variáveis que impactam a formação dos preços, que vão muito além dos custos com combustíveis, pneus, manutenção, com pessoal.

Administração por intuição

É a principal prática do mercado. Não é boa nem para o transportador, nem para o embarcador. Resulta ou em preços altos, e eventual perda de mercado, ou em corrida atrás do cliente e preços insustentáveis a longo prazo.

Como controlar custos em uma transportadora

Com um bom contador e um matemático. Um contador porque, em especial no Brasil, a complexa carga tributária tem forte impacto sobre os custos. Um matemático, por motivos óbvios. Só com esses recursos é possível reunir-se os elementos para uma boa negociação, eventualmente até para deixar um cliente menos aderente para trás. Sem controle de custos, cedo ou tarde acaba dando tudo errado. Apesar disso é raro encontrar em transportadoras áreas de custo minimamente estruturadas. Isso é ruim para boas práticas de mercado.

Transportadoras certificadas e especialistas

Invista em certificações, qualidade e especialização da sua transportadora. O generalismo não é bom para quem transporta carga, em especial, carga fracionada e para quem faz a última milha. Trabalhar com transportadoras certificadas deve, inclusive, ser uma decisão estratégica do embarcador. Porque nas épocas de bonança até dá para trabalhar com transportadoras generalistas, mas em períodos difíceis, como o atual, não tem jeito, só os especialistas vão dar conta do recado.

Ociosidade do veículo

Nada é mais caro no transporte do que o veículo ocioso. Veículo parado, rodando vazio ou abaixo da capacidade de carga pesa muito no custo do frete e na rentabilidade da empresa. Rodar o máximo carregado. Rodar com a carga máxima

Contrato de transporte

O contrato não pode ser encarado como uma camisa de força. É um balizamento que deve garantir e respeitar um equilíbrio permanente de poder entre as partes. Constatado um grave desequilíbrio as partes têm que conversar.

Planilha aberta

Uma prática em vários segmentos, principalmente de combustíveis, gases, veículos zero km. Maturidade, transparência, boa fé.

Estudo da malha

Deve ser permanente. De interesse tanto de transportadores, quanto de embarcadores. Busca de sinergias, de consolidação, de redução de ociosidade, de melhoria contínua.

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