Passo a passo para solicitação de AET junto ao DNIT

Publicado em
15 de Janeiro de 2020
compartilhe em:

O DNIT foi o primeiro órgão no Brasil a implantar sistema eletrônico permitindo a requisição de AET através da internet. Para requerer uma AET junto ao órgão, que cuida das rodovias federais, é preciso previamente fazer um cadastro no Sistema de Gerenciamento de Autorização Especial de Trânsito - SIAET. Depois de cadastrado e de posse do código de acesso e de uma senha, basta seguir os passos abaixo:
 

1 - Acesso ao SIAET

O acesso ao SIAET é feito através do link: www.siaet.gov.br


2. Caso ainda não seja cadastrado, antes de prosseguir, você precisa preencher o formulário abaixo:
 



3. Depois de devidamente cadastrado, já de posse do código de acesso e senha, você será enviado para a página abaixo, para começar a requerer uma AET, escolha a opção AET:

4. Clique na opção "Solicitar". Você será enviado para a página abaixo. Escolha a opção compatível com o veículo e/ou a carga. Se se tratar de carga indivisível e veículos especiais, dentre eles, guindastes, contêineres, etc, selecione a opção Resolução 11/22 do DNIT:
 

- Resolução nº 508/14 - CONTRAN - Dispõe sobre a autorização, a título precário, para o transporte de passageiros em veículos de carga

- Resolução nº 882/21 - CONTRAN - Dispõe sobre requisitos de segurança necessários à circulação de Combinações de Veículos de Carga - CVC do tipo bi-trem, rodotrem, romeu e julieta, treminhão e tritrem.

- Resolução 11/22 - DNIT - Dispõe sobre o transporte de cargas indivisíveis e excedentes em peso e/ou dimensões e para trânsito de veículos especiais.

 

5. Ao escolher a opção relacionada à resolução 11/22, você será direcionado à página abaixo e ter que escolher o formulário de acordo com as características da carga ou cargas a serem transportadas:

Confira, abaixo, modelos de formulário para requerimento de AET no DNIT:

Formulário 01 - Vazio ou carregado somente com carga indivisível – VALIDADE ANUAL. Este formulário deve ser utilizado ainda para requisição de AET para veículo novo, rodando com nota fiscal para emplacamento) – VALIDADE 15 DIAS, conforme Resolução 004/98 - CONTRAN e para transporte de Produtos Siderúrgicos (Chapas Metálicas e Tubos Metálicos) – VALIDADE ANUAL

Formulário 04 - Cargas Excedentes sem Escolta

Formulário 05 - Cargas Excedentes com Escolta

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.