DECISÃO DO CONTRAN DETERMINA VERIFICAÇÃO DA EFETIVIDADE E SIMPLIFICAÇÃO DO PROCESSO DE CONCESSÃO DE AET

Publicado em
01 de Março de 2019
compartilhe em:

Esse é um dos temas constantes da Decisão Nº 1 do CONTRAN, de 28 de fevereiro de 2019, que determina A RELAÇÃO DE ESTUDOS PRIORITÁRIOS E IMEDIATOS, pelas Câmaras Temáticas do CONTRAN.

CUMPRE LEMBRAR, AQUI, QUE EM 9 DE JANEIRO DESTE ANO, A LOGISPESA, ATRAVÉS DO SEU PRESIDENTE, JOÃO BATISTA DOMINICI, ENCAMINHOU CARTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E AO MINISTRO DA INFRAESTRUTURA, ALERTANDO PARA A NECESSIDADE DE ELIMINAR OU, PELO MENOS, REVER O PROCESSO DE CONCESSÃO DE AET, EM ESPECIAL PARA RODOTREM, BITRENZÃO E DEMAIS CVC's, COM BASE NA RESOLUÇÃO 211/06 DO CONTRAN. VIDE, AO FINAL, ÍNTEGRA DA CARTA.

Outros temas também foram relacionados pela mencionada Decisão do CONTRAN, com destaque para o estudo da viabilidade de aumento de 20 para 40 a quantidade de pontos para instauração de processo de suspensão do direito de dirigir. 

Confira, abaixo, a íntegra da Decisão Nº 1 do CONTRAN:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carta/LOGISPESA/PRE Nº 001/2019

 

São Paulo, 9 de janeiro de 2019

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República

Sr. Presidente,

PARA MITIGAR O PROBLEMA DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS É PRECISO COMBATER O EXCESSO DE ATRAVESSADORES E A BUROCRACIA NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS, COMEÇANDO PELO DNIT.

ENTRE OS MAIS IMPORTANTES ATRAVESSADORES, QUE PRECISAM SER COMBATIDOS, ESTÃO EXIGENCIAS DO DNIT (AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO) E DA ANTT (VALE-PEDÁGIO, RNTRC, CIOT,ETC).

NESTE DOCUMENTO, QUEREMOS CHAMAR A ATENÇÃO DE VOSSA EXCELÊNCIA, NO ENTANTO, PELA FACILIDADE DE SOLUÇÃO, PARA A INDÚSTRIA DA AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO – AET.

AET É UM DOCUMENTO EXIGIDO, DE ACORDO COM RESOLUÇÃO 211/06 DO CONTRAN, PARA COMBINAÇÕES DE VEÍCULOS DE CARGA – CVC, RESPONSÁVEIS PELO TRANSPORTE DA SAFRA DE GRÃOS, ENTRE OUTROS.

ELA É EMITIDA PELO DNIT E DERS – DEPARTAMENTO ESTADUAIS DE ESTRADA DE RODAGEM.

A OBTENÇÃO DESSE DOCUMENTO, ABSOLUTAMENTE DESNECESSÁRIO, PARA VÁRIOS TIPOS DE VEÍCULOS E TRANSPORTES, CONSOME TEMPO E RECURSOS PRECIOSOS DAS EMPRESAS E DOS AUTÔNOMOS.

HÁ MAIS DE 13 ANOS TODOS SABEM QUE O TRANSPORTE DE CARGAS PESADAS É FEITO POR VEÍCULOS, CONHECIDOS COMO BITREM, RODOTREM E TREMINHÃO.

NÃO OBSTANTE, DECORRIDO TANTO TEMPO, OS ÓRGÃOS CONTINUAM EXIGINDO UMA AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO, QUE GERA RECEITA PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS, PARA DESPACHANTES, PARA ENGENHEIROS, CREA, ETC, MAS NENHUM BENEFÍCIO, SEJA PARA PRESERVAÇÃO DAS RODOVIAS, SEJA PARA A ATIVIDADE PRODUTIVA.

OS USUÁRIOS DESSES VEÍCULOS VÊM SENDO OBRIGADOS HÁ MAIS DE 13 ANOS A PROVAR, ANO APÓS ANO, AO DNIT E A TODOS OS DERS, QUE O TRÂNSITO DESSAS COMPOSIÇÕES É COMPATÍVEL COM OS PADRÕES RODOVIÁRIOS DO PAÍS.

ORA, SE NÃO MUDAM OS VEÍCULOS, NEM AS CONDIÇÕES DA INFRAESTRUTURA, POR QUE ESSA EXIGÊNCIA NÃO TEM UM FIM?

NÃO HÁ OUTRA EXPLICAÇÃO: APENAS PARA CONTINUAR ALIMENTANDO UM BANDO DE ATRAVESSADORES, EM ESPECIAL OS ÓRGÃOS RODOVIÁRIOS, CREA, DESPACHANTES, ETC..

ENTÃO, SENHOR PRESIDENTE, SE A PROMESSA DE ELIMINAR BUROCRACIAS, CUSTOS E EXIGÊNCIAS DESNECESSÁRIAS É PARA VALER, É PRECISO DAR UMA OLHADA COM URGÊNCIA NA INDÚSTRIA DA AET – AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO.

EM RESUMO SENHOR PRESIDENTE, É PRECISO REVOGAR OU PELO MENOS ATUALIZAR AS RESOLUÇÕES DO CONTRAN QUE TRATAM DESSE ASSUNTO, EM ESPECIAL A RESOLUÇÃO 211/06, OU, PELO MENOS, OBRIGAR ÓRGÃOS COMO O DNIT, A REVER A FORMA COMO TRATAM DESSE ASSUNTO, EXTREMAMENTE BUROCRATIZADA, CARA E SEM RESULTADOS EFETIVOS SEJA PARA O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS, SEJA PARA O SETOR PRODUTIVO BRASILEIRO OU PARA A CONSERVAÇÃO DA NOSSA INFRAESTRUTURA.


Atenciosamente,

Logispesa – Associação Brasileira de Logística Pesada
João Batista Dominici
Presidente
11-999905265
www.logispesa.com.br
[email protected]


 

 
 
Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.