OpenTech oferece solução eficaz para o atendimento à Lei nº 12.619/12

Publicado em
21 de Outubro de 2014
compartilhe em:

Em consonância com a legislação, ferramenta auxilia empresas que atuam no transporte de cargas a fazerem o acompanhamento rigoroso da jornada diária dos motoristas

Em vigor desde junho de 2012, a Lei 12.619 do Ministério dos Transportes – conhecida como Lei do Motorista – tem sido alvo de fiscalização cada vez mais intensa pelas equipes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) em todo o país. Com a implantação da legislação que regulamenta a profissão do motorista profissional, as empresas de transporte e logística precisam adequar seus processos a fim de atender às normas.

Para auxiliar transportadores e embarcadores, a OpenTech desenvolveu a solução Open Jornada. A ferramenta suporta todos os indicadores exigidos para a viagem do motorista, desde o gerenciamento de risco até o rastreamento do veículo. Com isso, fica mais fácil cumprir exigências como o controle de horas de jornada do motorista; acompanhamento de direção contínua; identificação de paradas para refeição, repouso, descanso e espera; sinalização de hora extra; alerta de direção contínua e jornadas excedidas; e controle de jornada diária de motorista por viagem.

O Open Jornada, sistema integrado de gestão de motoristas adaptado ao cenário decorrente da nova legislação, contempla a implantação do sistema de gestão e a atuação direta da base logística da OpenTech no processo, monitorando o motorista em tempo real durante toda sua jornada e permitindo o registro sistêmico de todos os eventos trabalhistas relativos à Lei 12.619, no momento em que eles acontecem.

Na forma mais avançada, a solução garante o gerenciamento dos alertas e ainda suporta ações mais efetivas ao cumprimento da lei. Mais importante do que aumentar o controle sobre a atuação do profissional e atender a legislação, a solução da OpenTech atua na prevenção de acidentes e no gerenciamento de riscos para motoristas e cargas. O software torna a relação trabalhista mais transparente - tanto para a empresa quanto para o motorista.

“Por meio da ferramenta é possível a redução no tempo de análise e fechamento da documentação do motorista, ‘do seu cartão ponto fora da empresa’, além de ter um processo de trabalho mais simples para a compreensão do próprio motorista”, explica a analista de negócio da área de produto da OpenTech, Paula Daniela Buciano.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.