Secretário de Transportes afirma que problemas serão inevitáveis durante fechamento da Av. Brasil

Publicado em
16 de Abril de 2014
compartilhe em:

A via expressa será interditada, das 22h de domingo às 10h de quarta-feira, em ambos os sentidos, na altura de Ramos, para obras do BRT Transcarioca

O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, disse, na manhã desta quarta-feira, que não será possível evitar transtornos em decorrência do fechamento total da Avenida Brasil, mesmo com a intervenção sendo realizada durante o feriado. A via expressa será interditada, das 22h de domingo às 10h de quarta-feira, em ambos os sentidos, na altura de Ramos, para obras do BRT Transcarioca.

— Escolhemos o feriado porque é um momento em que a cidade fica um pouco mais vazia, a movimentação diminui um pouco, mas, ainda assim, não o suficiente para que a gente feche a Avenida Brasil sem que nada aconteça. Os desvios que nós fizemos e as opções de tráfego não correspondem à capacidade necessária para que, mesmo em feriado, as pessoas possam passar por ali sem ter problemas — explica Sansão.

Outra preocupação do secretário é com a volta do feriado. E a recomendação é adiar o retorno:
— Querendo fugir dos engarrafamentos de quarta-feira, o motorista volta antes e vai dar de cara com a Brasil interditada. Então é importante deixar bem claro que segunda e terça-feira não são bons dias para voltar do feriado. A gente recomenda que essa volta seja feita após a liberação da Brasil.

Outra recomendação de Alexandre Sansão é optar pelos transportes de massa como o trem e o metrô.
— Como é feriado, a movimentação no sistema de trens e metrô é menor. Mas as concessionárias estão cientes do fechamento da Avenida Brasil, e esperamos que operem com a capacidade necessária para absorver essas pessoas que vão deixar de usar ônibus, por exemplo — esclarece o secretário.

Em dois dias de março, problemas atrasaram a liberação da pista central da Brasil, sentido Centro, após intervenções da obra do BRT Transcarioca. Nesses dias, o congestionamento da via expressa causou reflexos em outras rodovias, como a Presidente Dutra. Desta vez, o secretário acredita que o trânsito será liberado no horário:

— A gente espera que tudo transcorra normalmente. A obra foi bem planejada para terminar no prazo. Escolhemos a data correta e achamos que nenhum atraso vai acontecer.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.