Maioria da população reprova investimentos realizados para a Copa do Mundo, revela pesquisa

Publicado em
19 de Fevereiro de 2014
compartilhe em:

Mais de 80% dos entrevistados disseram que os recursos utilizados na construção dos estádios deveriam ser investidos para melhorar outras áreas mais importantes.

Os resultados da 117ª Pesquisa CNT/MDA, divulgados nesta terça-feira (18), revelam que 75,8% da população entrevistada disse que os investimentos feitos no país para a realização da Copa do Mundo foram desnecessários. Apenas 13,3% responderam que foram adequados. Além disso, 80,2% afirmaram que discordam dos investimentos realizados na construção dos estádios e que os recursos públicos poderiam ter sido investidos para melhorar outras áreas mais importantes. Do total, 17,6% concordam com os investimentos e que eles serão importantes para desenvolver o esporte no país.

Segundo o presidente da CNT, senador Clésio Andrade, isso acontece porque grande parte da população não tem acesso aos estádios, com os valores muito elevados. "Deu uma elitizada nos estádios. As pessoas têm paixão pelo futebol, acham que o país vai ganhar, mas acreditam que o país que tem mais necessidades em saúde, segurança, inflação, por exemplo. É uma conclusão que a gente já pode antecipar”, enfatizou.

Em relação às obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo, 66,6% não acreditam que ficarão prontas a tempo dos eventos nas cidades-sede, contra 27,7% que acreditam. Se a escolha do país para sediar a Copa fosse hoje, apenas 26,1% apoiariam o Brasil totalmente, 19,7%, parcialmente, e grande parte, 50,7%, não apoiariam.

Sobre manifestações públicas durante o evento esportivo mundial, 85,4% acreditam que ocorrerão, contra 11,4% que não acreditam. Mas, se participariam das manifestações caso elas ocorram, 82,9% disseram que não, contra 15,2% que sim. O otimismo revela-se em relação ao Brasil ser campeão da Copa do Mundo 2014, em que 56,2% confirmam as expectativas.

Metodologia
A pesquisa realizou 2.002 entrevistas em cinco regiões, 24 unidades da federação e 137 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

- Confira a pesquisa na íntegra

- Acesse os principais dados

 

 

Ana Rita Gondim

Agência CNT de Notícias

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.