DGB, holding de logística e distribuição do Grupo Abril, anuncia nova expansão

Publicado em
15 de Agosto de 2012
compartilhe em:

De olho em um mercado que cresce cerca de 30% ao ano, a DGB, holding de logística e distribuição do Grupo Abril, parte agora para a consolidação da expansão da empresa, iniciada com a aquisição da Total Express, empresa com 19 anos de atuação e voltada para os segmentos de pequenas cargas e de entrega de e-commerce, em novembro de 2011. Como resultado desse processo, a empresa anuncia um novo modelo de gestão dos seus negócios, além de novos investimentos, o que irá quintuplicar a capacidade diária de entregas da Total Express das atuais 50 mil unidades para 250 mil em janeiro de 2013.

A expansão das operações de logística e distribuição do Grupo Abril teve sequência em março deste ano, com a inauguração da nova sede da DGB, em Osasco, na Grande São Paulo, e investimentos de R$ 30 milhões em aquisição de nova área, ampliação das instalações e novos equipamentos de tecnologia de ponta. No local estão reunidas cinco das seis empresas que formam o Grupo: Dinap, FC Comercial, Magazine Express, Treelog e Entrega Fácil, onde já atuam cerca de 1.000 colaboradores dos atuais 2.500 de toda a holding.

Um dos principais investimentos, de R$ 9 milhões, foi a aquisição para a Total Express de um sorter, equipamento que automatiza o processo de separação das cargas, reduz o tempo da operação e aumenta a segurança e rastreabilidade. Com o sorter, a capacidade de processamento das entregas passa a ser de 250 mil unidades por dia. No total, os investimentos do Grupo Abril nos últimos três anos no segmento de distribuição e logística chegam a R$ 200 milhões.

A DGB também passa a adotar um novo modelo de gestão para sua operação com duas unidades de negócio: Distribuição de Publicações, sob o comando de Fernando Mathias, diretor superintendente com larga experiência no ramo editorial, e Entrega de Pequenas Cargas, sob o comando de Marcos Monteiro. A Treelog, também sob o comando de Mathias, será a empresa responsável por toda a logística das duas unidades de negócio. Fundador da Total Express e sócio da empresa com 10%, Monteiro também passa a ter 10% da Entrega Fácil, criada pelo Grupo Abril no final do ano passado voltada para o mercado de pequenas cargas, mercado que movimentou no ano passado cerca de R$ 12 bilhões. Ambos terão atuação com foco comercial e na qualidade dos serviços, e passam a se reportar a Marcos Grodetzky, que acaba de ser contratado para atuar como CEO da DGB.

Com a chegada de Grodetzky, a DGB cumprirá os melhores modelos de governança corporativa. À frente da estratégia de toda a operação, ele terá o suporte de equipes completas e estruturadas nas áreas de Finanças, RH e TI.

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curso de extensão na Fundação Dom Cabral e Insead, Grodetzky atuou por 30 anos em diferentes instituições, tendo sido diretor financeiro e de relações com investidores de três grandes empresas nacionais: Oi (Telemar), Fibria (Aracruz) e Cielo. Trabalhou também em instituições financeiras (Citibank, Nacional/Unibanco, Safra e HSBC), onde ocupou posições de liderança nas áreas de Corporate e Banco de Investimentos. O executivo atuou ainda nas áreas de Private Equity/Venture Capital e em consultoria de fusões e aquisições. “O desafio de assumir este cargo em um segmento que tem demonstrado tanta vitalidade é estimulante. Entre tantos profissionais competentíssimos, serei mais um a contribuir para os projetos de expansão da DGB”, afirma.

A DGB deve fechar 2012 com receita líquida de cerca de R$ 560 milhões, dos quais R$ 410 milhões dentro do mercado de publicações. No ano passado, sem a Total Express e a Entrega Fácil, a DGB teve receita líquida de R$ 360 milhões. A Total Express, com receita líquida de R$ 150 milhões, passa a representar cerca de 25% da operação da DGB, além de ampliar sua atuação no segmento de pequenas cargas, não apenas voltado ao e-commerce.

Com as mudanças, a DGB reforça ainda mais seu posicionamento no mercado. Segundo Fábio Barbosa, presidente-executivo da Abril S.A. (holding que reúne as operações de mídia, gráfica e distribuição do Grupo Abril), o desenvolvimento dos negócios da empresa em logística e distribuição é consequência da visão estratégica da Abril em um segmento em que a empresa atua há décadas. “A união entre nossa experiência em logística e distribuição de publicações e as oportunidades dos segmentos de pequenas cargas e de entregas de-commerce nos deixam muito bem posicionados nesse mercado de grande potencial. A expansão é resultado natural desse posicionamento”.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.