30/05/2021
Por que Romeu e Julieta é melhor de rampa?*

Artigo escrito por Eng.º Rubem Penteado de Melo, DSc.*

Ambos os conjuntos: Bitrem 7 eixos e Romeu e Julieta (com 4 eixos) tem o mesmo Peso Bruto Total (57 toneladas), a mesma quantidade de eixos (7) e o mesmo peso nos eixos de tração do caminhão 6x4 (17 toneladas). Portanto, no plano, tem o mesmo desempenho.

No entanto, especialmente nas estradas rurais, os condutores relatam que o Romeu e Julieta é "melhor" de rampa!. Qual a razão dessa diferença?
A diferença é sutil mas é real: a distribuição do peso entre os eixos é diferente entre os eixos do Romeu e Julieta quando comparado com os conjuntos de veículos articulados do tipo Bitrem. A razão é que durante a passagem pela rampa parte do peso sobre a carroceria é transferido para os eixos traseiros. No caso do Romeu, para os eixos de tração, mas no caso do CVC para os eixos do rebocado.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ou seja, no Romeu e Julieta a tração ganha peso e, por consequência, ganha um pouco mais de tração. Já no Bitrem, a tração perde peso e, por consequência, perde tração.

Essa análise é fundamental para as operações rurais definirem quando e qual força será necessária no auxílio para vencer as rampas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Fica a dica! Mais informações, entre em contato.

www.trs.eng.br rubem@trs.eng.br

Fonte: * Eng.º Rubem Penteado de Melo, DSc. Doutorado | Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Leia mais:
EXCESSO DIANTEIRO X AVANÇO DIANTEIRO: QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM E OUTRO E POR QUE O AVANÇO DIANTEIRO PRECISA SER URGENTEMENTE REGULAMENTADO?*
Qual a diferença de risco nos diversos tipos de interseções rodoviárias?*
Toco ou trucado: qual o melhor?
Quero aumentar a capacidade de carga do meu semirreboque, como devo proceder?*
Não quer ter multa por excesso de peso no entre-eixo? Use a carreta certa para o cavalo certo*
Cuidado com a marcha a ré na "Wanderléia", por Rubem Penteado de Mello*
Carga em duas partes sobre a carreta
Pesquisa inédita aponta limite de velocidade menor do que o recomendado para Curva da Santa
Não quer ter multa por excesso de peso no entre-eixo? Use a carreta certa para o cavalo certo, por Rubem Penteado de Mello*
Linhas de eixos: o que é melhor, configurar com 3 ou 4 pontos de apoio?*




Quem somos

O Guia do Transportador ou, abreviadamente, GUIADOTRC é um Portal especializado na geração de informação, conteúdo técnico e prestação de serviços, inclusive de consultoria, para as pessoas e empresas que atuam na indústria de transportes e logística.

A produção do extenso e abrangente conteúdo técnico é resultado do trabalho coletivo de um grupo de especialistas atuantes em empresas de transportes, universidades, governo e associações de classe, o que garante a confiabilidade, simplicidade e praticidade na consulta e uso das informações disponibilizadas

Atuamos ainda no desenvolvemos de softwares e através da Central de Custos e Formação de Preços de Transportes fazemos pesquisa de Preço de Insumos, elaboramos Planilhas de Cálculo de Custos Operacionais e Tabelas de Frete, assim como índices para atualização de preço dos serviços de Transporte de Carga e de Passageiros.