Qual a diferença de risco nos diversos tipos de interseções rodoviárias?*

Publicado em
05 de Agosto de 2019
compartilhe em:

Artigo escrito por Rubem Penteado de Melo*

É comum nas rodovias, especialmente nas rurais, interseções em ângulo como nas ilustrações acima. Mas poucos percebem a diferença enorme nos riscos entre uma aproximação pela esquerda e outra com aproximação pela direita (pelo lado do carona).

Caminhão possui campo de visão extremamente reduzido nas aproximações em ângulo pela direita.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 

As barreiras visuais na cabineimpedem a observação da via pela direita e podem causar acidentes. Se uma interseção pela direita for inevitável, é necessário instruir o condutor, para parar e "dobrar" um pouco com o cavalo de modo a manter-se perpendicular a via que está adentrando ou cruzando, aumentando o seu campo visual de modo a conseguir enxergar os dois lados do trânsito.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em passagem de nível podemos ter o mesmo problema. Observem o ângulo de aproximação do bitrem no acidente da figura ao lado.

 

Muitas vezes a restrição no campo visual à direita é também a razão dos tombamentos dos conjuntos quando passam por sobre o barranco nas laterais das curvas: além da questão da "Área de Varredura" (sobre-largura necessária para fazer a manobra) dos conjuntos mais longos, o motorista literalmente "está cego" porque o retrovisor da direita está voltado para a cabine do veículo, impedindo-o de observar a trajetória do rodado da carreta.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Cuidados redobrados com esses "detalhes".

Mais informações sobre o tema e sobre nossos treinamentos: consulte o site.

www.trs.eng.br. E-mail: [email protected]

Eng. Rubem Penteado de Melo

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.