Com mais de dez anos de atraso DER-SP informatiza serviço de concessão de AET

Publicado em
03 de Abril de 2018
compartilhe em:

Foi finalmente lançada nesta segunda-feira (02/04) plataforma para concessão da Autorização Especial de Trânsito (AET) para veículos de transporte de cargas indivisíveis e demais que dependem desse tipo de licença, como os de transporte de veículos (cegonha), guindastes e composições como rodotrem, treminhão e bitrenzão.

“Desburocratizar tem de ser uma paixão verdadeira dos governos. O governo existe para facilitar a vida dos cidadãos, e não para atrapalhar”, afirmou o governador sobre a plataforma. Pena que o governador e sua equipe tenha demorado tanto tempo para descobrir essa paixão.

O DER emite cerca de 100 mil Autorizações Especiais de Trânsito por ano. Mesmo depois de o DNIT (rodovias federais) e dos estados do Paraná, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e outros já terem adotado essa tecnologia, o DER do maior estado do país ainda resistia à adoção do sistema informatizado, o que gerava e vai continuar gerando nos próximos meses mais de 250 mil viagens mensais das empresas para a obtenção desse documento.

A AET Digital é fundamental para simplificar a emissão do documento, reduzindo tempo e o esforço, contribuindo para a melhora do serviço público. Além da rapidez, o usuário será beneficiado com redução de gastos relacionados a deslocamentos e eliminação do serviço de despachantes. O serviço possibilitará também maior controle das autorizações para gestores de rota e transportadores. A economia estimada somente com o fim dos deslocamentos e atendimento presencial para solicitação e retirada das AETs pelas empresas é de aproximadamente R$ 500 mil por ano.

Até então, as solicitações eram feitas exclusivamente no Atendimento Público Centralizado (APC), localizado na sede do órgão estadual, na cidade de São Paulo. O processo cumpre trâmites extensos, desde as providências para juntar a documentação e preencher os formulários, até a retirada da AET física no balcão.

A adoção do novo serviço garante segurança e praticidade ao usuário. O novo sistema será oferecido pelo VIA DIGITAL, uma plataforma eletrônica multisserviços facilmente acessada a partir de qualquer dispositivo conectado à internet pelo link www.viadigital.sp.gov.br.
 
Para solicitar uma AET Digital, o requerente preenche o cadastro online, paga o boleto que receberá por e-mail e faz o download da AET em arquivo PDF. Os solicitantes podem requisitar a AET por meio dos dispositivos móveis conectados à internet em qualquer região do país.

Além disso, a autenticidade do documento poderá ser verificada por qualquer usuário através do ATESTADO SEGURO, outra ferramenta disponível no VIA DIGITAL que atesta de forma pública a autenticidade e a integridade do conteúdo de documentos emitidos digitalmente, garantindo total confiabilidade e transparência ao processo e oferecendo segurança contra fraudes.

Nesse primeiro momento, os usuários poderão solicitar a AET DIGITAL com apoio total das equipes de DER e DERSA, por meio de uma operação assistida. O atendimento no balcão também continuará disponível pelos próximos 60 dias. A partir de então, será possível solicitar uma AET através do VIA DIGITAL.

 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.