Artigo - Trânsito de Combinações de Veículos que exijam AET - Resolução 615/2016, do CONTRAN*

Publicado em
25 de Novembro de 2016
compartilhe em:

Em estudo comparativo, transcrevemos preliminarmente o parágrafo 2º da Resolução 211/2006, modificada pela Resolução 615/2016, ambas do CONTRAN.

1.    Redação do parágrafo 2º da Resolução 211/2006 do CONTRAN:

“§2°. Em casos especiais, devidamente justificados, poderá ser autorizado o trânsito noturno das Combinações que exijam AET (grifei), nas vias de pista simples com duplo sentido de circulação, observados os seguintes requisitos:

    I - volume de tráfego no horário noturno de no máximo 2.500 veículos;

    II - traçado de vias e suas condições de segurança, especialmente no que se refere à ultrapassagem dos demais veículos;

    III - distância a ser percorrida;

    IV - colocação de placas de sinalização em todo o trecho da via, advertindo os usuários sobre a presença de veículos longos.” 

A limitação estava diretamente relacionada ao tipo de rodovia: pista simples com duplo sentido de circulação. Na redação da Resolução 211/2006, poderia ser autorizado o tráfego noturno das combinações que exigissem AET, sem especificar comprimento, em casos especiais devidamente justificados.

Com a nova redação uma parte do parágrafo 2º foi alterada, de modo que na Resolução 615/2016 o dispositivo legal ficou assim:

“§2°. Em casos especiais, devidamente justificados, poderá ser autorizado o trânsito noturno de comprimento das Combinações que excedem  19,80m, nas vias de pista simples com duplo sentido de circulação, observados os seguintes requisitos (grifei):

Nossa interpretação é no sentido de que a partir da vigência da Resolução  615/2016,  do CONTRAN, as combinações com comprimento superior a 19,80m, poderão circular  em pista simples com duplo sentido de circulação, sendo certo que a  autorização passará pelo crivo discricionário da autoridade  de trânsito sob o duplo aspecto já trazido na regra anterior: (1) casos especiais e (2) devidamente justificados.

No entanto, ao substituir o texto original, o CONTRAN  retirou o poder discricionário do órgão rodoviário de negar AET para combinações  de comprimento até 19,80m (inclusive). Isto porque o próprio parágrafo 2º  já apresenta os requisitos legais (incisos I, II, III e IV), que devem ser preenchidos para que a AET seja  autorizada.  Assim, se os citados requisitos forem atendidos pelo interessado, a AET não deverá submeter-se a nenhuma outra análise e deverá ser autorizada “ex lege”.

Dessa forma, o poder discricionário de negar a AET ficou restrito às combinações de comprimento superior a 19,80m, sendo certo que essa autorização ficará doravante condicionada aos casos especiais devidamente justificados.

2.    Redação original do artigo 7º da Resolução 211/2006 do CONTRAN: 

“Art. 7° Excepcionalmente será concedida AET para as Combinações de Veículos de Carga - CVC com peso bruto total combinado de até 74 t e comprimento inferior a 25 (vinte e cinco) metros, desde que as suas unidades tenham sido registradas até 03 de fevereiro de 2006, respeitadas as restrições impostas pelos órgãos executivos com circunscrição sobre a via.”

Inclusão de parágrafo único introduzido pela Resolução 615/2016, do CONTRAN:

“Parágrafo único: Para Combinações  cujo comprimento seja de 19,80m, será autorizado o tráfego diurno.”

Entendo que essa inclusão é auto-explicativa, dispensando outros comentários.

*Artigo escrito por Moacyr Francisco Ramos - Consultoria Jurídica
Advogado Especialista em Direito de trânsito e transporte
Rua República Argentina, 11, altos, Pompéia,
Santos, CEP 11065-030.
Fone (13) 3284-0872

 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.