Setcepar e Sascar promovem evento sobre roubo de carga no Brasil

Publicado em
12 de Maio de 2016
compartilhe em:

Setor não dispõe de números oficiais, mas percebe que ocorrências aumentaram com a crise econômica

O cenário de roubo de cargas no Brasil e a posição estratégica das autoridades responsáveis serão os principais temas do "Fórum Sascar Day - Roubo de Carga no Brasil", evento realizado pela Sascar, especializada na gestão pela internet de frotas de caminhões, com apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná (Setcepar). O Fórum ocorre no próximo dia 18 (quarta-feira), a partir das 9h, na sede do Setcepar, em Curitiba. Vão falar sobre o assunto o delegado Rafael Ferreira Vianna, novo titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Carga de Curitiba; Rafael Ribeiro, gerente de operações da Sascar; e Fernando Nogueira, diretor da unidade de negócios para soluções de carga da Sascar.

Vianna dará um panorama sobre o roubo de carga em Curitiba e região. Falará também sobre as condições de trabalho dos motoristas e o ponto de vista das autoridades sobre o assunto. Ribeiro discutirá o cenário em nível nacional e Nogueira abordará o trabalho da Sascar e as medidas preventivas para impedir prejuízos decorrentes do crime.

De acordo com o presidente do Setcepar, Gilberto Cantú, houve um aumento considerável de ocorrências. "Nós percebemos um sensível aumento no roubo e furto de cargas no estado do Paraná, muito devido à crise econômica. A criação da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, inaugurada em janeiro em Curitiba, é reivindicação antiga do sindicato e da categoria. Embora o cenário seja complicado, atualmente a delegacia ajuda a diminuir o índice desses crimes no estado por meio de inteligência especializada neste tipo de ocorrência e nas correlatas, como receptação", diz.

Segundo Cantú, o local onde os roubos têm acontecido com mais frequência é a região metropolitana de Curitiba, especialmente ao longo do Contorno Leste, que vai da Zona Sul até Quatro Barras, a nordeste da capital.

Segundo o último levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC&Logística), em 2009 foram 13.350 ocorrências de roubo de carga no Brasil. Já em 2014, esse número pulou para 17.500, um aumento de 42%. Calcula-se que o prejuízo tenha sido de, em média, R$ 2 bilhões.

Ainda de acordo com Cantú, roubos de cargas não afetam apenas uma região específica, mas toda a cadeia produtiva, já que os custos com gerenciamento de risco e escoltas são repassados ao consumidor final. "O comerciante corre o risco de planejar suas vendas e não ver sua mercadoria chegar, além de perder clientes para o comércio ilegal, já que as cargas são revendidas por um preço abaixo do mercado no comércio paralelo. Isso afeta a economia do país todo", finaliza.
Pelo estudo da NTC, constata-se que entre os produtos mais visados para roubo no Brasil estão produtos alimentícios, cigarros, eletroeletrônicos, produtos farmacêuticos, produtos metalúrgicos, produtos químicos, têxteis e confecções, autopeças e combustíveis.

Dados preocupantes
- De 2009 a 2014, o aumento no roubo de cargas no Brasil foi de 42%;
- Calcula-se um prejuízo aproximado de R$ 2 bilhões;
- Os estados com mais ocorrências são Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais;

- Produtos mais visados para roubo:

Alimentos
Cigarros
Eletroeletrônicos
Produtos farmacêuticos
Produtos metalúrgicos
Produtos químicos
Têxteis e confecções
Autopeças
Combustíveis

Serviço:
Fórum Sascar Day - Roubo de Carga no Brasil
Onde: Sede do Setcepar
Quando: 18 de maio
Horário: Das 9h às 12h
Endereço: Rua Almirante Gonçalves, 1966 - Rebouças - Curitiba/PR

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.