06/05/2016
Excesso de carga aumenta risco de acidentes nas estradas

 

Um caminhão com excesso de carga tem a eficiência dos freios reduzida pela metade. É o que aponta o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) no primeiro dia da campanha “31 Dias para mudar o trânsito”, que começa nesta quarta-feira (4), como parte das atividades do Maio Amarelo.

Segundo o último anuário estatístico do Detran, que compila informações das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Polícia Militar e prefeituras, em 2014 foram 5.063 acidentes com vítimas envolvendo caminhões no Estado.

“O problema é que quando o motorista precisa acionar os freios em uma situação inesperada, de forma brusca, o veículo está preparado tecnicamente para suportar o peso. Assim, além de colocar a própria vida em risco, acaba arriscando a segurança dos demais companheiros de estrada”, comenta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Dados da Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT, mostram que das indenizações pagas em todo Brasil, 38% envolviam pagamentos por morte de motoristas, 38% de pedestres e 24% de passageiros.

“O sistema de frenagem está ajustado para um determinado peso que, se não corresponde ao que o veículo está transportando, derruba pela metade a eficiência dos freios”, explica o engenheiro da Transtech Engenharia e Inspeção Ltda, Rubem Melo.

Estradas

Outro problema causado pelo excesso de carga é o desgaste das estradas. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), um caminhão com 50% de excesso de carga causa 10 vezes mais danos ao pavimento do que se estivesse com o peso normal.

Campanha

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) criou uma estratégia diferente para chamar a atenção para a prevenção de acidentes e redução do número de vítimas no trânsito. Como parte das ações do movimento Maio Amarelo, a autarquia criou 31 pequenas campanhas publicitárias, com duração de um dia cada uma, sobre atitudes que podem fazer a diferença.

Os vídeos mostram depoimentos baseados em fatos reais e serão exibidos, um por dia, no sitewww.detran.pr.gov.br/maioamarelo e nas redes sociais do Detran.

 

Fonte: Estradas - RJ
Leia mais:
Nova tecnologia de pesagem é a aposta do DNIT para reduzir o excesso de peso
Perguntas frequentes sobre obtenção de AET para CVCs (rodotrem, treminhão, tritrem, etc)
ANTT publica resolução sobre pesagem de cargas
Multa por excesso de peso e inversão do ônus da prova, por Moacyr Francisco Ramos
Transportadoras do Paraná conseguem anulação de multa indevida da ANTT
Motoristas são flagrados transportando toneladas de cargas em excesso nas BRs em Goiás
Perguntas frequentes sobre veículos de transporte de cargas
Tolerância para transbordo de carga
Excesso de carga passa sem fiscalização nas estradas paulistas
Justiça decide que cobrança de eixo suspenso não desobedece Lei Federal




Quem somos

O Guia do Transportador ou, abreviadamente, GUIADOTRC é um Portal especializado na geração de informação, conteúdo técnico e prestação de serviços, inclusive de consultoria, para as pessoas e empresas que atuam na indústria de transportes e logística.

A produção do extenso e abrangente conteúdo técnico é resultado do trabalho coletivo de um grupo de especialistas atuantes em empresas de transportes, universidades, governo e associações de classe, o que garante a confiabilidade, simplicidade e praticidade na consulta e uso das informações disponibilizadas

Atuamos ainda no desenvolvemos de softwares e através da Central de Custos e Formação de Preços de Transportes fazemos pesquisa de Preço de Insumos, elaboramos Planilhas de Cálculo de Custos Operacionais e Tabelas de Frete, assim como índices para atualização de preço dos serviços de Transporte de Carga e de Passageiros.