O que deve ser levado em conta na hora do dimensionamento dos veículos de transporte de cargas excedentes?

Publicado em
21 de Julho de 2017
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Dimensões máximas permitidas

Em primeiro lugar é preciso identificar quais são as dimensões máximas permitidas para trânsito de veículos de carga. Esses limites no Brasil são definidos pela Resolução 210/06 do Contran e são os seguintes:

I – largura máxima: 2,60m;

II – altura máxima: 4,40m;

III – comprimento total:

a) veículos não-articulados: máximo de 14,00 metros;

Pesos máximos permitidos

Em seguida é preciso levantar quais os limites de Peso Bruto Total (PBT) e de peso máximos permitidos por eixo, por conjunto de eixos. Eles também são definidos pela Resolução 210/06 do Contran e são os seguintes:

Peso Bruto Total

A mencionada resolução não define mais um PBT máximo, que era de 45t no código anterior.

Pesos por eixo e por conjunto de eixos

A imagem abaixo mostra os pesos máximos admitidos por eixo e por conjunto de eixos, sempre relacionados à distância entre os eixos (quanto maior a distância entre eixos, maior o peso admitido):

Conhecidos então o peso e as dimensões máximas admitidas sabemos que qualquer valor que ultrapasse um ou mais desses limites trará impactos importantes no planejamento, no projeto e na operação do transporte, sendo o principal deles a necessidade de requerimento de AET’s.

Portanto esse é o fator mais importante a ser considerado na hora de fazer o dimensionamento do veículo.

E por que enfatizamos que esse é o fator mais importante para o dimensionamento do veículo?

É porque esses limites refletem de fato a situação de boa parte da malha rodoviária nacional.

Dessa forma quanto mais as dimensões finais do conjunto transportador (veículo + carga) se aproximarem dos limites de peso e dimensões permitidos menos problemas você vai ter para atender a legislação, menos custos com taxas de AET, tarifas de escolta, tarifas pelo uso da via como TAP, TUV e outros.

OK entendi, mas minha carga é muito grande, pesada, que outros fatores devo considerar no dimensionamento do veículo??

Como se faz, então, a escolha (dimensionamento) do veículo?

  1. Com base no conhecimento da capacidade geométrica e estrutural da infraestrutura viária, através do levantamento do percurso;
  2. Com base no conhecimento da frota de transporte de cargas especiais:
    • Cavalos Mecânicos
    • Reboques e semirreboques
    • Custos operacionais
    • Custos de travessia
  3. Com base nos parâmetros da legislação adotada pelo órgão com jurisdição sobre a rodovia, tais como:
    • Pesos máximos permitidos
    • Carga especial - DNIT, DER's
    • Guindastes - DNIT, DER's
    • Com base nas características da carga
  4. Natureza e características da carga
    • Peso e dimensões 
    • Altura do centro de gravidade 
    • Resistência estrutural 
    • Geometria 
    • Pontos de amarração 
    • Sensibilidade 
    • Carga e descarga 
  5. No impacto sobre os custos da travessia
  6. Modelo de operação da rodovia
    • Rodovia concessionada? 
    • Rodovia federal delegada?
  7. Há quem cabe o policiamento? 
    • Postos da PRF
  8. Se há cobrança de pedágio?
  9. Se há postos de pesagem na rodovia?
  10. Se a fiscalização costuma exigir propina?
  11. Se há cobrança de tarifas para cargas excedentes?
  12. Se há exigência de Estudo de Viabilidade?
  13. Se há Pontes e Viadutos sujeitos a instrumentação?
  14. Se há Pontes e Viadutos com limitação estrutural?
  15. Se há exigências de concessionárias?
  16. Se há exigências da PRF?

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