AT&M lança novas tecnologias para o mercado de transporte de cargas e seguros

Publicado em
21 de Junho de 2017
compartilhe em:

Em todo o território nacional, as transportadoras quando emitem o documento de Conhecimento de Transporte, as movimentações de cargas  ficam registradas no sistema da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado. Desta forma, o SEFAZ responde positivamente através de um protocolo com a liberação fiscal da mercadoria em relação aos impostos. Para que a carga fique devidamente coberta pelo seguro, o segurado disponibiliza essas informações do conhecimento de transporte para um determinado sistema de averbação eletrônica, que checa o tipo de carga e se está compatível com o tipo de seguro, em relação ao trajeto da carga, impostos, distância e valores. Tudo isso é checado em frações de segundos por meio da averbação eletrônica, para que, caso ocorra algum sinistro, a carga esteja devidamente assegurada e a transportadora possa ser ressarcida do prejuízo.
 
Por isso, que é importante que todas as cargas sejam averbadas, pois, em caso de roubo ou perda, o segurado não tem prejuízo. Caso alguma carga fique sem averbação, a empresa responsável pode ter prejuízos financeiros, alerta Flademir Lausino de Almeida, sócio diretor da AT&M, empresa líder em averbação eletrônica, responsável pela troca de mais de 28 milhões de documentos por mês, entre transportadoras, corretores e companhias de seguro.
 
Com o intuito de aperfeiçoar cada vez mais, a troca de informações entre transportadoras, corretores e companhias de seguro, a AT&M já disponibiliza ao mercado nove lançamentos em tecnologia:
 
AT&Mail – É mais uma forma de averbação eletrônica para o tranporte de carga. Essa tecnologia foi desenvolvida para atender transportadoras com pequeno volume, ou como forma de averbação temporária para os segurados. O envio do documento e retorno da averbação são feitos por email. Suas vantagens são: possibilidades de extrair relatórios e estatísticas de suas averbações; agilidade para implantação, pois não depende de um software, redução de sonegação de impostos e praticidade no processo para segurados com pouco fluxo de documentos.
 
AT&Mcross – O aplicativo “AT&Mcross” é mais um recurso que possibilita realizar a verificação da chave do CT-e e NF-e para confrontar os dados fornecidos durante o processo de averbação eletrônica junto ao SEFAZ de forma segura e transparente. Diante de uma possível auditoria, a seguradora poderá confrontar com a emissão do documento do transporte. A aquisição dessa tecnologia possibilita automatização dos processos e economia de mão de obra.
 
MOBILE FIELD – É uma nova tecnologia para o envio e controle de averbações eletrônicas. Através de um aplicativo no celular, o registro do seguro da carga e registro no SEFAZ são feitas de forma rápida e segura. O motorista ou operador responsável pela carga poderá escanear o código de barras de uma nota fiscal eletrônica ou conhecimento eletrônico averbando a carga no ato da coleta. Algumas vantagens dessa tecnologia: combate à sonegação de impostos, segurança por não transportar a carga sem efetuar a averbação, entre outras.
 
AVERBAÇÃO PROVISÓRIA – O segurado poderá editar na quantidade de vezes necessária sua averbação provisória durante o período previamente estabelecido por sua corretora ou seguradora, gerando em cada carga uma versão provisória. O valor será baseado no cadastro e só poderá ser alterado ao gerar a averbação definitiva, e se esta não for enviada dentro do prazo, o sistema adotará o valor da provisória como valor da averbação definitiva.
 
AT&Mtrust – De forma automática possibilita que a seguradora ou corretora transmita todos os dados de apólices ou DDR's diminuindo os índices de erros com mais agilidade e economia na mão de obra interna.
 
GSegXpress – Agiliza o processo de calculo de uma apólice de seguro de transportes de carga. O serviço é totalmente operado pelos técnicos da AT&M que realizam o cadastro das apólices e condições comerciais de acordo com a seguradora. O sistema realiza o calculo dos documentos já averbados pelo segurado. O relatório final é adaptado com as necessidades de cada empresa.
 
AT&Msmall – Tecnologia exclusiva para segurados averbam suas cargas através da digitação em formulários com campos obrigatórios, possibilitando a padronização dos campos adicionais pela seguradora. Na criação da caixa, a seguradora poderá informar campos adicionais que serão exibidos no formulário da averbação. Essa ferramenta facilita o envio com o preenchimento de poucos campos, praticidade no processo de averbação de cargas, agilidade, entre outras.
 
SELO AT&M – Foi criado para atender a demanda de seguradoras que buscam certificar a sua qualidade em relação os processos de averbação eletrônica de carga. A certificação do selo AT&M é realizada com base em dados históricos, objetivos e auditorias. Esse selo atesta que o processo de averbação é feita corretamente e facilita as operações comerciais entre clientes, seguradoras e corretoras. A implantação dos processos para a obtenção do selo ajuda na melhoria do atendimento ao cliente, maior controle do processo de averbação e melhora o desempenho comercial das seguradoras e corretoras.
 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.