Tribunal Superior do Trabalho exige que motoristas sejam incluídos no cálculo da cota para contratação de menor aprendiz

Publicado em
08 de Junho de 2017
compartilhe em:

É de conhecimento geral, que as empresas tem a obrigação legal de preencher a cota de contratação de aprendizes, com idade entre 14 e 24 anos, inscritos em programa de aprendizagem, equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional (art 429 da CLT).

As empresas de transporte enfrentam grande dificuldade em cumprir tal determinação, posto que a maioria possui um quadro de funcionários composto majoritariamente por motoristas, sendo que é bastante temerário colocar um aprendiz, ainda que maior de 21 anos como exige o CTB, para executar a função de motorista, além de que, sequer existe oferta de aprendizes para a função de motorista.

Por esta razão, as empresas de transporte passaram a buscar na Justiça do Trabalho tutela contra as autuações impostas pelo Ministério do trabalho, com o argumento de que os motoristas não deveriam integrar a base de cálculo da cota para contratação de aprendizes.

Em meio a muitas decisões contrárias ao interesse das transportadoras, houve um julgamento em fevereiro de 2015, pela 5ª Turma do TST (órgão máximo da Justiça do Trabalho), processo nº 1491-75.2010.5.15.0090, cujo Relator foi o  Min. Caputo Bastos, onde foi acolhido o recurso da empresa, decidindo-se pela anulação da autuação e afirmando que  os motoristas não deveriam compor a base de cálculo para contratação de aprendizes.

Desde então, aquele julgamento passou a ser usado pelas empresas de transporte como jurisprudência, inclusive espalhou-se, erroneamente, a idéia de que o TST através do referido julgamento teria firmado um posicionamento sobre o tema, porém isso não é verdade, aquele julgamento valeu apenas para aquele caso e o entendimento não prosperou em julgamentos posteriores.
 
Existem inúmeras outras decisões do TST, todas mais recentes, decidindo que os motoristas devem integrar a base de cálculo da cota de aprendizes, citamos como exemplo os julgamentos AIRR-1288-43.2014.5.21.0014, RR-10134-44.2013.5.18.0054, RR-196-34.2011.5.04.0232, entre muitos outros.

Sobre aquela decisão de fevereiro de 2015 que determinava a exclusão dos motorisas da base de cálculo, vislumbra-se tratar-se de entendimento isolado do Min. Caputo Bastos, entendimento este que não prevaleceu na Côrte, inclusive  na 5ª turma, da qual ele faz parte, o entendimento também não prevalece, pois nos julgamentos que se sucederam, relatados pelo próprio Min. Caputo Bastos, o voto dele foi vencido, prevalecendo a maioria.

Portanto, embora a jurisprudência sempre possa mudar, hoje o TST tem posição consolidada sobre a não exclusão dos motoristas da base de cálculo para a contratação de aprendizes.

Para as empresas que não preencherem a cota e forem autuadas, a melhor chance de obter êxito em recurso tanto na esfera administrativa como na Justiça do Trabalho, é conseguirem comprovar que as vagas foram abertas, que tentaram efetivar as contratações junto as entidades de formação, mas que não houve oferta de aprendizes 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.