20/04/2017
Publicada resolução que libera circulação de CVC até 91t de PBTC

A Resolução nº 663, de 19 de abril de 2017 altera a Resolução CONTRAN nº 211, de 13 de novembro de 2006, que estabelece requisitos necessários para circulação de Combinações de Veículos de Carga (CVC). 

Mas, de acordo com alguns especialistas, ouvidos pelo Guia do TRC, é melhor não se animarem, muito, aqueles que estavam pensando que essa nova composição ia ser liberada para todas as cargas e em qualquer rodovia. Ela é mais para atender a segmentos específicos, como o dos canavieiros.

Resultado de imagem para rodotrem de 91 toneladas

O percurso a ser autorizado pelo órgão com jurisdição sobre a via, em outras palavras, pelo DNIT e DER's, não poderá ultrapassar 100 km. Além disso além de todas as exigências já previstas pela Resolução 211/06 do Contran, a nova resolução 663 do Contran, traz uma série de exigências que vão desde a avaliação da capacidade de suporte dos pavimentos e sua compatibilidade com a CVC, assim como da capacidade estrutural das obras-de-arte correntes e especiais, até obras de reforço de pontes e viadutos e do próprio pavimento quando as mencionadas análises e estudos apontarem tais necessidades.

Clique aqui para íntegra da Resolução nº 663, de 19 de abril de 2017

 

Fonte: Redação do Guia do TRC - SP
Leia mais:




Quem somos

O Guia do Transportador ou, abreviadamente, GUIADOTRC é um Portal especializado na geração de informação, conteúdo técnico e prestação de serviços, inclusive de consultoria, para as pessoas e empresas que atuam na indústria de transportes e logística.

A produção do extenso e abrangente conteúdo técnico é resultado do trabalho coletivo de um grupo de especialistas atuantes em empresas de transportes, universidades, governo e associações de classe, o que garante a confiabilidade, simplicidade e praticidade na consulta e uso das informações disponibilizadas

Atuamos ainda no desenvolvemos de softwares e através da Central de Custos e Formação de Preços de Transportes fazemos pesquisa de Preço de Insumos, elaboramos Planilhas de Cálculo de Custos Operacionais e Tabelas de Frete, assim como índices para atualização de preço dos serviços de Transporte de Carga e de Passageiros.