03/02/2017
Tenho uma dúvida referente a multas de excesso de peso entre eixos: a multa aplicada na rodovia entre eixo é de total responsabilidade do embarcador quando a balança própria da empresa não faz a pesagem entre eixos, pesando assim apenas o PBT?

Não é assim.

Na rodovia pesa-se peso por eixo e peso bruto (pelo somatório dos eixos). (Exceto carga líquida)

Na maioria dos embarcados pesa-se em balança estática (balanção) para permitir a emissão da nota fiscal com o peso do produto, quando é vendido por peso.

(essas balanças estáticas são aferidas pelo IPEM/INMETRO porque fornece o peso para a transação comercial (como a balança de uma padaria por exemplo))

Alguns embarcados também medem por eixo, normalmente instalando software para adapte o balanção (Software “Guardian” por exemplo da Toledo).

A multa vai para o embarcador, não porque ele não pesou por eixo, mas porque está previsto no Código de Trânsito: Quando o embarcador é única, a multa é dele (não importa se CIF ou FOB)

Mesmo medindo PBT ou Por eixo no embarcador, a medida não tem valor sob o ponto de vista da infração no trânsito.

O que vale é a medição na rodovia (para emissão da multa).

Fonte:
Leia mais:
Como é a identificação do infrator responsável pela infração de excesso peso?
Dúvidas sobre Contribuição Sindical
Como devem proceder os proprietários de veículos arrendados para registro no RNTRC?
É possível certificar tacógrafos de equipamentos importados não homologados pelo INMETRO?
Empresa transportadora precisa recolher anuidade ao CREA?
Ouvi dizer que se no Posto de Pesagem não tiver um funcionário do DER, não poderia estar operando e se não tiver a assinatura dele no AIT a autuação tem que ser cancelada, isto procede?
Pergunta de um internauta:
Considerando a regra do art. 235-D da Lei 13.103/2015, solicito, por gentileza, que informem se o caminhão com cabine leito caracterizaria condições adequadas para efetivo gozo do repouso semanal. Já existe algum entendimento firmado na jurisprudência?
Transformação de "carroceria aberta" em "prancha" exige modificação da documentação do veículo
Perguntas ao eng.º Rubem sobre CVC




Quem somos

O Guia do Transportador ou, abreviadamente, GUIADOTRC é um Portal especializado na geração de informação, conteúdo técnico e prestação de serviços, inclusive de consultoria, para as pessoas e empresas que atuam na indústria de transportes e logística.

A produção do extenso e abrangente conteúdo técnico é resultado do trabalho coletivo de um grupo de especialistas atuantes em empresas de transportes, universidades, governo e associações de classe, o que garante a confiabilidade, simplicidade e praticidade na consulta e uso das informações disponibilizadas

Atuamos ainda no desenvolvemos de softwares e através da Central de Custos e Formação de Preços de Transportes fazemos pesquisa de Preço de Insumos, elaboramos Planilhas de Cálculo de Custos Operacionais e Tabelas de Frete, assim como índices para atualização de preço dos serviços de Transporte de Carga e de Passageiros.