Curso oferecido na modalidade In-Company

Implantação dos “5S” em empresas de transporte de cargas


OBJETIVO

Treinar facilitadores na empresa capazes de implantar os “5S”, base da Qualidade Total

O treinamento visa explicar os conceitos e realizar, na prática, dentro de uma área ou em toda a empresa, os “Novos 5S” e contribuir significativamente para a eliminação dos desperdícios nos processos, promover a gestão visual, aumentar a satisfação, a segurança, a flexibilidade e a produtividade de cada colaborador, reduzir o tempo perdido, realizar melhorias contínuas (“Kaizen”) e assim, satisfazer as necessidades dos clientes internos e externos e elevar o moral dos colaboradores.

Muitas das práticas do Sistema Toyota de Produção são realizadas neste programa que não tem fim e pode ser, após nosso treinamento, ser tocada pelos próprios colaboradores da empresa.


PÚBLICO ALVO

Gerentes, supervisores, encarregados de oficinas, almoxarifados, depósitos, operadores logísticos etc.

PROGRAMA

Para que 5S? Histórico

Os 7 tipos de desperdícios

5S, requisito para a Qualidade Total, ISO 9001 etc

Seiri: descarte; tarjeta vermelha

Seiton: organização; exemplos, gestão à vista

Seisso: limpeza, com inspeção; veículos

Seiketsu: padronização; com auditoria

Shitsuke: autodisciplina, empatia

Manutenção, avaliação, dificuldades

Escolha de uma área piloto para a prática dos 5S na empresa

Aplicação

Nota: O programa 5S deverá ser sustentado pela própria empresa, mas se houver necessidade de visitas posteriores, isso poderá ser realizado. O “5S” não têm fim, como os Kaizens (melhoria contínua). Desde que a cultura dos “5S” entre no “DNA” de cada empresa, ela se perpetuará, independente de ajuda externa

INSTRUTOR

HIROAKI KOKUDAI – engenheiro mecânico formado pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1965), sócio gerente da HK Consultoria Empresarial Ltda, tem larga experiência nos “Novos 5” e foi treinado por um consultor japonês da JICA (Japan International Cooperation Agency) que foi convidado pelo Instituto de Engenharia de S.P. e pelo IPT em 1994.

Tem mais de 26 anos de experiência gerencial em empresas de autopeças e 19 anos como consultor do Sistema Toyota de Produção. É examinador do PNQ- Premio Nacional da Qualidade- 1994.