Gest�o do transporte de cargas indivis�veis

Gestão do transporte
de Cargas Especiais

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Cálculo do frete-peso

Componentes da tarifa de frete-peso

O frete-peso, segundo o Manual de Cálculo de Custos e Formação de Preços do Transporte Rodoviário de Cargas da NTC, é composto por:

Despesas Operacionais de Transferência - B;
Despesas Administrativas e de Terminais (DI);
Custo do tempo de espera durante a carga e descarga

Fórmulas de Cálculo Utilizadas

FRETE-PESO Sendo:

Fp = (A+ B.KM+ DI)(1+l/100)

Fp = Frete peso de transferência ou de coleta e entrega (R$/tonelada)

A = Custo do tempo de espera durante a carga e descarga
B = Despesas Operacionais de Transferência
KM =
Distância da viagem (percurso), em km
DI = Despesas administrativas de terminais em R$/tonelada
L = Taxa de lucro (%)
Nota:
Esta fórmula leva em conta que o veículo de transferência trafega sempre carregado, tanto na viagem de ida quanto na viagem de volta. Para considerar o impacto do retorno vazio sobre o frete, clique aqui.

DESPESAS OPERACIONAIS DE TRANSFERÊNCIA Sendo:
B = [(CF/n) + p.cv]/t

CF = Custo fixo mensal do veículo
p = percurso
cv = custo variável por km
n = número de viagens
t = Carga útil do veículo (toneladas)

DESPESAS ADMINISTRATIVAS E DE TERMINAIS Sendo:
DI = (DI/T.EXP). C


A simples divisão das despesas indiretas (DAT) mensais pela tonelagem expedida fornece a despesa indireta média por tonelada. Esta média deve ser ajustada ao tipo de serviço, por meio do coeficiente de uso de terminais, de valor médio igual a 1, que será tanto maior quando mais fracionada for a carga e quanto maior o percurso.

De forma prática a FIPE sugere a aplicação do valor de R$ 108,25 por tonelada expedida para cobrir as despesas administrativas e de terminais. O valor real deve ser obtido através do rateio dessas despesas (vide ao lado) pela tonelagem média transportada pela empresa

DI = Despesas indiretas (R$/tonelada)
T.EXP = Tonelagem expedida por mês (t/mês)
C = Coeficiente de uso de terminais

NÚMERO DE VIAGENS Sendo:
n = [H /(h + p/v)]


n = número de viagens/mês
H = horas disponíveis por mês já descontada a manutenção
m = horas paradas para manutenção
p = percurso (km)
v = velocidade média, já computadas as paradas (km/h)
h = Tempo de carga e descarga


ITEM DE CUSTO
FÓRMULA DE CÁLCULO
VALOR DE REFERÊNCIA

RC = remuneração do capital;

(PV - VR) x (N+1)
Tja
Tja

RC =


x

+
VR
x

2xN
100
100

em que:

RC = custo de remuneração do capital anual (R$/ano)
PV = preço do veículo novo com pneus (R$)
VR = valor de revenda do veículo (R$)
N = período de utilização do chassi (anos)
Tja = taxa de juros anual (%)

-

SM = salário do motorista;

SM = salário + encargo e benefícios
-

SO = salário do pessoal de oficina;

SO = salário + encargo e benefícios
-

RV = reposição do veículo;

Vaquisição -Vresidual

RV =


nº de meses
-

RE = reposição do equipamento;

Vaquisição -Vresidual

RE =


nº de meses
-

LC = licenciamento;

IPVA + DPVAT + Taxas

LC =


12 meses
-

RCF = seguro de responsabilidade civil facultativa;

RCF = [(DM + DP + CA) x 1.04*] / 12 meses

em que:

RCF = Seguro obrigatório
DM = prêmio de danos materiais
CA = custo da apólice
DP = prêmio de danos pessoais
* IOF

-

SV = seguro do veículo;

SV = [(PR . f1 + IS . f2 + CA)x 1.04*] / 12 meses

em que:

SV = custo mensal do seguro do casco
PR = prêmio de referência
IS = importância segurada
CA = custo da apólice
f1 e f2 = fatores que dependem da utilização do veículo
* IOF

-

SE = seguro do equipamento.

Aplicar mesma fórmula, acima. -
Fonte: Coppead

Fórmulas de Apuração dos Custos Variáveis

CV=PM+DC+LB+LG+PR

em que:

CV = custos variáveis (R$/Km);

ITEM DE CUSTO
FÓRMULA DE CÁLCULO
VALOR DE REFERÊNCIA

PM = peças, acessórios e material de manutenção

PM

=
custo estimado por quilômetro*
-

DC = combustível

preço por litro

DC =


rendimento
-

LB = lubrificantes

custo lubrificação

LB =


intervalo entre trocas
-

LG = lavagens e graxas

custo lavagem e engraxamento

LG =


intervalo entre trocas
-

PR = pneus e recauchutagens

npneus x (P1 + npneus x P2)

PR

=

Vida útil do pneu com recapagem


Onde:

P1 = preço unitário do pneu novo
P2 = preço da recapagem

-
Fonte: Coppead

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