Gest�o do transporte de cargas indivis�veis

Gestão do transporte
de Cargas Especiais

Aspectos Gerais
Requerendo a AET
Taxas e Tarifas
Planejando a operação

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LEGISLAÇÃO
Portarias SUP/DER-14 de 04/04/03
Acolhe o relatório técnico elaborado pela FIPAI que fixa em 65 t o PBT máximo para Rodotrens no estado de SP

Portarias 54/55/56 do Denatran
Anulam as Portarias que concederam Autorização Especial de Trânsito, em caráter experimental, às empresas Michelon, Pierino Gotti e Noma

:: Decisão Normativa nº 32
Estabelece procedimentos para a Emissão e fiscalização de Autorização Especial de Trânsito (AET), para Combinações de Veículos de Cargas - CVCs, que necessitam trafegar em rodovias sob Jurisdição do DAER.

Portaria 87/2002 do DER/SP
Acolhe estudo técnico preliminar da FIPAI e com base neste autoriza por 60 dias CVCs do tipo rodotrem a circularem com PBT máximo de 65 toneladas.

:: Portaria 60/2002 do DER/SP
Prorroga prazos previstos na Portaria SUP/DER-036-12/04/2002, alterada pela Portaria SUP/DER-045-24/06/2002, nas condições que especifica.(3.3)

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Portaria 51/2002 do DER/SP
Prorroga prazos previstos na Portaria SUP/DER-036-12/04/2002, alterada pela Portaria SUP/DER-045-24/06/2002, nas condições que especifica.(3.3)

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Portaria 45/2002 do DER/SP
Altera redação do Capítulo III da Norma para o Trânsito de Combinação de Veículos de Carga - CVC’s - nas Rodovias sob Jurisdição do DER, aprovada pela Portaria SUP/DER-036-12/04/2002

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Portaria 36/2002 do DER/SP
Estabelece as Normas para circulação de bitrens no estado de SP

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Portaria 14/2002 do DER/SP
Fixa nova tarifa para AET de Bitrem no estado de SP

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Portaria 19/2002 do DENATRAN
Suspende as concessões da Autorização Especiais de Trânsito - AET's para novas Combinações de Veículos de Carga - CVC, de nove eixos, com comprimento inferior a 24m

Parecer da FIPAI
CVC's com 74 toneladas e 19,80m podem ser prejudiciais para as obras com TB-24 (norma antiga) e TB-30 (norma atual)

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Carta n.º 316/02 do diretor de operações da Ecovias dos Imigrantes
Estabelece restrições à circulação de CVC's no SAI

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Resoluções 603/82

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Resolução 777/93

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Resolução 12/98

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Resolução 68/98

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Resolução 76/98

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Resolução 104

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Resolução 105

:: Resolução 114
:: Portarias 171/99
:: Portarias 175/99
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Portaria 12/02

USUÁRIO: SENHA:



No mundo de 2010

Apresentado em 1999, o caminhão-conceito da Scania foi desenvolvido para diminuir o número de caminhões pelas estradas da Europa

por IVANIL ANTONIO
de LONDRES

Um dos conceitos mais interessantes para o caminhão do futuro foi apresentado pela Scania, há dois anos, em um seminário que discutiu a segurança nas estradas realizado na Bélgica. O caminhão-conceito, apresentado como um protótipo para o ano de 2010, tem como principal objetivo ampliar a capacidade de carga, para reduzir o congestionamento nas estradas européias. O conceito também se caracteriza por soluções aerodinâmicas arrojadas e numerosas inovações, particularmente em tópicos importantes, como segurança, eficiência e redução do impacto ambiental.

Idealizado para puxar comboios de no máximo 28 metros, com capacidade total para 60 toneladas, outra de suas características é um aumento de cerca de 50% na capacidade de carga, além de uma redução de cerca de 20% a 25% no consumo de combustível e nas emissões de poluentes por tonelada , se comparado a um modelo atual de sua categoria.

A combinação apresentada, de oito eixos, traz quatro eixos direcionais, garantindo uma excelente maneabilidade, só encontrada em caminhões de menor porte. O semi-reboque é ligado através de um dolly. A cabine, montada em uma posição ligeiramente retraída, ajuda a reduzir o fluxo de ar na parte dianteira, ao mesmo tempo em que atenua os riscos no caso de um impacto frontal.

Modernidade – No geral, a aerodinâmica do caminhão-conceito é muito avançada. O corpo do veículo foi otimizado na dianteira, na traseira e em suas laterais, para baixar o coeficente de arrasto ao nível de um carros de passeio.


A composição apresenta peso bruto
técnico de 60 toneladas

A cabine explora a altura total do veículo, não deixando nenhuma abertura entre o ela e a parte superior do reboque, usando defletores de ar para construir uma “ponte aerodinâmia” sobre a cabine. Os pneus também apresentam saias laterais em toda a extensão da composição, otimizando a aerodinâmica e a segurança, ao impedir que outros veículos deslizem por baixo do caminhão em um impacto lateral. As rodas cobertas em todos os oito eixos também reduzem as turbulências e os “espirros” em pista molhada.

Os testes em túnel-de-vento mostraram que as melhorias aerodinâmicas reduzem o arrasto do ar para a combinação inteira em mais de 10%, um avanço que corresponde, teoricamente, à economia de combustível obtida talvez apenas em uma década da pesquisa.


Saias laterais sobre as rodas
tornam o modelo ainda mais aerodinâmico

Menos impacto – O rodado simples compõe uma parte importante do projeto. Com o apoio da Michelin, um novo tipo de pneu foi desenvolvido: a mesma dimensão é usada para todos os eixos, diminuindo a resistência do piso e o peso do conjunto.

Trabalhando com materiais mais leves, como o alumínio, o peso pode ser ainda mais reduzido. De acordo com os técnicos da Scania, supondo um aumento de 50% na capacidade da carga - pelo volume ou pelo peso - o número dos caminhões usados para determinadas operações de transporte pode ser reduzido até um terço, ajudando a reduzir os congestionamentos nas estradas européias.

Na época em que o caminhão conceito foi apresentado (1999), os estudos em torno da movimentação de cargas apontavam para um crescimento em torno de 50% no uso do transporte rodoviário na Europa até 2010. A competição no segmento, cada vez mais acirrada, também indicava que cada veículo deveria ser colocado em máxima utilização, trabalhando praticamente sem paradas. Claro que tudo isso levava a conclusões nada animadoras sobre o volume de tráfego em algumas regiões da Europa. E também a fornecer motivos de sobra para que o protótipo desenvolvido pela Scania não fique apenas no papel.

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Saiba Mais...

Fatores que induziram ao uso das CVC´s?

Quais as vantagens das CVC's sobre as carretas tradicionais?

Que tipos de combinações estão autorizadas?

Que combinações são mais apropriadas para nossas rodovias?

Quais os principais tipos de acoplamento para bitrem?

Tendências para o bitrem

Quais os requisitos para certificação da CVC?

Requerimento de Autorização Especial de Trânsito?

Quais as restrições à circulação no Estado de São Paulo?

Quais os horários permitidos para a circulação?

Onde requerer AET para bi-trens e rodotrens?

Tipos de acoplamento

Cálculo de Sobrelarguras de Veículos Combinados Típicos pela Fórmula da SAE/WHI

Quantos Bitrens há em Circulação no Brasil?

Qual a Participação de Mercado do Bitrem sobre as Outras Composições?

Qual a Participação de Bitrem no Segmento de Combustíveis?

Qual a Participação de Bitrem no Segmento de Granéis?

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