Gest�o do transporte de cargas indivis�veis

Gestão do transporte
de Cargas Especiais

Aspectos Gerais
Requerendo a AET
Taxas e Tarifas
Planejando a operação

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LEGISLAÇÃO
Portarias SUP/DER-14 de 04/04/03
Acolhe o relatório técnico elaborado pela FIPAI que fixa em 65 t o PBT máximo para Rodotrens no estado de SP

Portarias 54/55/56 do Denatran
Anulam as Portarias que concederam Autorização Especial de Trânsito, em caráter experimental, às empresas Michelon, Pierino Gotti e Noma

:: Decisão Normativa nº 32
Estabelece procedimentos para a Emissão e fiscalização de Autorização Especial de Trânsito (AET), para Combinações de Veículos de Cargas - CVCs, que necessitam trafegar em rodovias sob Jurisdição do DAER.

Portaria 87/2002 do DER/SP
Acolhe estudo técnico preliminar da FIPAI e com base neste autoriza por 60 dias CVCs do tipo rodotrem a circularem com PBT máximo de 65 toneladas.

:: Portaria 60/2002 do DER/SP
Prorroga prazos previstos na Portaria SUP/DER-036-12/04/2002, alterada pela Portaria SUP/DER-045-24/06/2002, nas condições que especifica.(3.3)

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Portaria 51/2002 do DER/SP
Prorroga prazos previstos na Portaria SUP/DER-036-12/04/2002, alterada pela Portaria SUP/DER-045-24/06/2002, nas condições que especifica.(3.3)

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Portaria 45/2002 do DER/SP
Altera redação do Capítulo III da Norma para o Trânsito de Combinação de Veículos de Carga - CVC’s - nas Rodovias sob Jurisdição do DER, aprovada pela Portaria SUP/DER-036-12/04/2002

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Portaria 36/2002 do DER/SP
Estabelece as Normas para circulação de bitrens no estado de SP

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Portaria 14/2002 do DER/SP
Fixa nova tarifa para AET de Bitrem no estado de SP

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Portaria 19/2002 do DENATRAN
Suspende as concessões da Autorização Especiais de Trânsito - AET's para novas Combinações de Veículos de Carga - CVC, de nove eixos, com comprimento inferior a 24m

Parecer da FIPAI
CVC's com 74 toneladas e 19,80m podem ser prejudiciais para as obras com TB-24 (norma antiga) e TB-30 (norma atual)

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Carta n.º 316/02 do diretor de operações da Ecovias dos Imigrantes
Estabelece restrições à circulação de CVC's no SAI

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Resoluções 603/82

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Resolução 777/93

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Resolução 12/98

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Resolução 68/98

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Resolução 76/98

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Resolução 104

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Resolução 105

:: Resolução 114
:: Portarias 171/99
:: Portarias 175/99
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Portaria 12/02

USUÁRIO: SENHA:


GUIA DO BITREM

Requerimento de Autorização Especial de Trânsito

Conforme artigo 4º da Resolução 68/98 do CONTRAN, ao requerer a concessão da Autorização Especial de Trânsito - AET o interessado deverá apresentar:

I - preliminarmente, projeto técnico da Combinação de Veículos de Carga - CVC, devidamente assinado por engenheiro que se responsabilizará pelas condições de estabilidade e de segurança operacional e deverá conter:

a) planta dimensional da combinação, contendo indicações de comprimento total, distância entre eixos, balanços traseiro, detalhe do pára-choques traseiro, dimensões e tipos dos pneumáticos, lanternas de advertência, identificação da unidade tratora, altura e largura máxima, placa traseira de sinalização especial, Peso Bruto Total Combinado - PBTC, Peso por Eixo, Capacidade Máxima de Tração - CMT e distribuição de carga no veículo;

b) cálculo demonstrativo da capacidade da unidade tratora de vencer rampa de 6%, observando os parâmetros do art. 2o e seus parágrafos e a fórmula do Anexo II;

c) gráfico demonstrativo das velocidades, que a unidade tratora da composição é capaz de desenvolver para aclives de 0 a 6%, obedecidos os parâmetros do art. 2o e seus parágrafos;

d) capacidade de frenagem;

e) desenho de arraste e varredura, conforme norma SAE J695b, acompanhado do respectivo memorial de cálculo;

f) laudo técnico do engenheiro responsável pelo projeto, atestando as condições de estabilidade e de segurança da Combinação de Veículos de Carga - CVC.

II - Cópia dos Certificados de Registro e Licenciamento dos Veículos - CRLV.

§ 1º Nenhuma Combinação de Veículos de Carga - CVC poderá operar ou transitar na via pública sem que o Órgão Executivo Rodoviário da União, dos Estados, dos Municípios ou Distrito Federal tenha analisado e aprovado toda a documentação mencionada neste artigo.

§ 2º Somente será admitido o acoplamento de reboques e semi-reboques,especialmente construídos para utilização nesse tipo de Combinação de Veículos de Carga - CVC , devidamente homologados pelo Órgão Máximo Executivo de Trânsito da União com códigos específicos na tabela de marca/modelo do RENAVAM

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Saiba Mais...

Fatores que induziram ao uso das CVC´s?

Quais as vantagens das CVC's sobre as carretas tradicionais?

Que tipos de combinações estão autorizadas?

Que combinações são mais apropriadas para nossas rodovias?

Quais os principais tipos de acoplamento para bitrem?

Tendências para o bitrem

Quais os requisitos para certificação da CVC?

Requerimento de Autorização Especial de Trânsito?

Quais as restrições à circulação no Estado de São Paulo?

Quais os horários permitidos para a circulação?

Onde requerer AET para bi-trens e rodotrens?

Tipos de acoplamento

Cálculo de Sobrelarguras de Veículos Combinados Típicos pela Fórmula da SAE/WHI

Quantos Bitrens há em Circulação no Brasil?

Qual a Participação de Mercado do Bitrem sobre as Outras Composições?

Qual a Participação de Bitrem no Segmento de Combustíveis?

Qual a Participação de Bitrem no Segmento de Granéis?

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